Geografia, perguntado por anassun, 11 meses atrás

qual é a importancia do pantanal para o centro oeste??

Soluções para a tarefa

Respondido por alexjrsousa99
14
O Pantanal Mato-grossense é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta integrando-o ao acervo dos patrimônios da humanidade. Localizado no interior da América do Sul, o pantanal mato-grossense é a maior extensão úmida contínua do planeta. Hidrograficamente, todo o Pantanal faz parte da bacia do rio Paraguai constituindo-se em uma imensa planície de áreas alagáveis. Quando do período das cheias justifica a lenda sobre sua origem, que seria um imenso mar interior - o mar de Xaraés. 
O clima é tipo quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto. A união de fatores tais como o relevo, o clima e o regime hidrográfico da região favoreceram o desenvolvimento de numerosas espécies animais e vegetais que povoam abundantemente toda sua extensão. O Pantanal entretanto não é um só. Existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem. A beleza proporcionada pela paisagem pantaneira fascina pessoas de todo o mundo fazendo com que o turismo se desenvolva em vários municípios da região. O desenvolvimento de um pensamento ambientalista e social para o pantanal mato-grossense tem levado vários pesquisadores a discutirem o impacto da ocupação humana neste ecossistema. Dentre os principais problemas ambientais destacamos: - a pesca predatória; - a caça de jacarés; - a poluição dos rios da bacia do Paraguai; - os garimpos do Estado de Mato Grosso e a poluição das águas pelo mercúrio; - a hidrovia Paraguai-Paraná. Tais questões tem sido alvo de uma extensa discussão e algumas ações ambientais por parte dos órgãos ambientais e da comunidade tem coibido tais agressões." 
"Até hoje, o Pantanal foi um raro exemplo de lugar em que uma atividade econômica se integrou à natureza sem agredi-la. Ali está o maior rebanho brasileiro de gado nelore. São cerca de 4 milhões de vacas e bois, distribuídos em 2 500 fazendas. A pecuária se adaptou ao Pantanal por várias razões. Há pastagens naturais abundantes e muita água para o gado. A infinidade de pássaros não permite a proliferação de pragas que atacam os rebanhos em outras regiões do país, como o berne. É uma pecuária a moda antiga, em que os rebanhos são criados em estado quase selvagem. Em algumas fazendas pantaneiras é normal contabilizar como custo de produção uma perda anual de até 5% de reses comidas por onças. Como não dá para transportar gado de caminhão nas áreas alagadas, essa é a última região do Brasil em que sobrevivem as chamadas "comitivas" - boiadas com milhares de cabeças conduzidas por vaqueiros a cavalo. Durante séculos, natureza e pecuária conviveram pacificamente na vastidão alagada do Pantanal. Nos últimos anos, a região passou a enfrentar problemas localizados, como a produção de soja, que está assoreando os rios, e os garimpos de ouro, que contaminam os peixes com mercúrio. São problemas graves que preocupam muito fazendeiros e ecologistas. Ainda assim, não se comparam ao risco representado por uma hidrovia que pode mudar para sempre a face do Pantanal."
Respondido por RobertaMary1
13
Ele tem flona e fauna ( pelo menos oq eu entendi)
Perguntas interessantes