Qual e a importância do estudo da população?
Soluções para a tarefa
Resposta:
População é o conjunto de pessoas que residem em determinado território, que pode ser uma cidade, um estado, um país, ou mesmo o planeta como um todo. Ela pode ser classificada segundo sua religião, nacionalidade, local de moradia, atividade econômica e tem seu comportamento e suas condições de vida retratada através de indicadores social. O estudo da população de uma determinada área (bairro, cidade, país, etc.) é de suma importância para que se tornem claras as reais necessidades das pessoas daquele conjunto habitacional. É necessário conhecer o número de habitantes que vivem naquele local, como se distribuem, quais são as suas carências, além de uma série de outros aspectos, para que se possa elaborar projetos de desenvolvimento social e econômico de forma mais estratégica, eficiente e equitativa para todos.
O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma, e esse estudo só pode ser completo se a população for recenseada. O resultado do censo, no caso do Brasil, serve para analisar a tendência de crescimento da população e também para avaliar os fatores que compõem sua dinâmica, tais como natalidade, mortalidade e migração. É importante abordar o tema do censo, pois é através da coleta periódica de dados que passamos a conhecer melhor nosso país. No caso do Brasil, essa pesquisa é feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde devemos conscientizar a população para que receba bem o recenseador e que as informações repassadas sejam verdadeiras. Através dos dados do censo é possível retratar, para níveis geográficos detalhados, a população e suas condições de vida, dando respostas às seguintes questões: Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como vivemos?
Explicação:
Os dados dos censos são fundamentais para o conhecimento sobre as reais necessidades da população e direcionar investimentos tanto dos órgãos públicos, quanto fornecer dados para os investimentos das empresas privadas.