Qual é a importância do Corredor de exportação Norte e do Complexo Portuário e industrial de São Luiz para a economia do Meio-Norte?
Soluções para a tarefa
Olá,
O meio norte é uma sub-região na qual passa por inúmeros problemas relacionados a economia. Assim é necessário que haja mais setores industriais que façam com que os produtos ali produzidos, sejam industrializados e exportados gerando assim lucro para tal lugar.
Além de gerar lucros com os portos e as produções industriais, que para as cidades que formam essa sub-região já é um grande benefício, ela também faz com que haja muita mão de obra e assim gera muito emprego para a população que ali vive.
Resposta:
Corredor de Exportação Norte, toda a produção agrícola do sul do Maranhão passou a escoar para o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís, por um longo trecho de estrada de ferro operado pela Vale. O cultivo nessa área é realizado em fazendas altamente mecanizadas, com os melhores índices de produtividade agrícola por hectare no Brasil. Tem ainda como benefício a menor distância em relação ao mercado europeu. Na Pecuária, vale destacar a criação de bovinos no Maranhão, na Amazônia legal e em áreas de cerrado.
Devido ao seu clima, apresenta também uma vegetação típica, formada por palmeiras de babaçu e coqueiros de carnaúba (a Mata dos Cocais) mais ao leste e interior do Maranhão e oeste do Piauí, porém na região oeste do Maranhão já não há mais Mata dos Cocais e sim Floresta Amazônica com áreas de transição entre a Mata dos Cocais e o Bioma Amazônico na região a leste do Rio Pindaré, no Maranhão.
Já a indústria é mais forte e diversificada no complexo industrial e portuário de São Luís, Imperatriz também conta com grandes indústrias como a Suzano Celulose. Já a capital do Piauí tem um parque industrial pouco diversificado.