qual é a importância do café para a economia Colômbiana
Soluções para a tarefa
Depois do petróleo, o café é a commodity mais vendida no mundo. A indústria do café é uma das mais importantes no mercado internacional, avaliada em US$ 100 bilhões. Apenas suas exportações estão avaliadas em US$ 20 bilhões (dados de 2011). Ela está a frente de commodities como gás natural, ouro, açúcar e milho.
2- Mais de 500 bilhões de xícaras de café são tomadas todos os dias no mundo todo. Deste volume, em torno de 14 bilhões 14 bilhões são expressos.
3- O setor do café fornece emprego para mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Café é produzido em mais de 50 países na Ásia, América do Sul, América Central e Caribe. Cerca de 67% do café do mundo é produzido nas Américas.
4- Apesar dos diferentes aromas e variedades, existem apenas dois tipos de café: arábica e robusta (conilon). O arábica é o mais comum considerado mais saboroso, corresponde a 70% da produção mundial. O robusta é mais barato e usado na produção de café instantâneo.
5- Mais da metade dos americanos com idade acima dos 18 anos tomam café diariamente, além disso, os americanos tomam, em média, 3 xícaras e meia de café todos os dias.
6- As cafeterias crescem a uma taxa de 7% ao ano no mundo todo, ficando a frente de lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos no setor de alimentação. A Starbucks é a terceira maior rede de alimentação dos EUA.
7- 90% do café é produzido em países em desenvolvimento, sendo que os três maiores produtores são: Brasil, Vietnã e Colômbia.
8- A Finlândia é o país que mais consome café per capita no mundo. Finlandeses tomam mais de quatro xícaras de café por dia, em média.
9- O café foi descoberto na Etiópia. O nome ?café? vem de ?Kaffa?, a região da Etiópia onde a planta foi encontrada.
10- O consumo de café era proibido em países como Egito e Turquia, no século 16. A bebida era associada a protestos e rituais satânicos. Pessoas que não abandonassem o consumo eram costuradas em bolsas de couro e jogadas ao mar.