Qual é a importância do arroz para a população asiática?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O arroz é cultivado e consumido em todos os continentes, destaca-se pela produção e área cultivada, desempenha papel estratégico tanto no aspecto de valor econômico quanto social e faz parte da dieta alimentar de grande parte da população mundial.
É alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas e, segundo estimativas, até 2050, haverá uma demanda para atender ao dobro dessa população.
O arroz também é um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. É considerado o cultivo alimentar de maior importância em muitos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e Oceania, onde vivem 70% da população total dos países em desenvolvimento e cerca de dois terços da população subnutrida mundial. Aproximadamente 90% de todo o arroz do mundo é cultivado e consumido na Ásia.
Segundo os dados disponibilizados no site da FAO,
em 2013, do total de 731,7 milhões de toneladas consumidas mundialmente, a população asiática destacou-se em primeiro lugar com 662,3 milhões de toneladas, seguida pela africana, 36,6 milhões, a americana, 26,9 milhões, a europeia, 5,2 milhões e a oceânica, 0,7 milhão. A população latino americana, juntamente com a caribenha, consumiram 24,7 milhões de toneladas de arroz, sendo os brasileiros os maiores consumidores nas Américas. A população brasileira sozinha consumiu 9,7 milhões de toneladas de arroz, o que representou 44,1% 1,3% do consumo latino americano e mundial, respectivamente.
Assim como na Ásia, o arroz é um produto importante na economia de muitos dos países latino-americanos e faz parte da dieta da população, como nos casos do Brasil, Colômbia e Peru. Também é um produto importante no comércio internacional, como no Uruguai, Argentina e Guiana, como exportadores, e no Brasil, México e Cuba, como importadores.
É um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína per capita necessária ao homem, e é uma cultura que apresenta ampla adaptabilidade a diferentes condições de solo e clima. É a espécie que apresenta maior potencial para o combate à fome no mundo.
Segundo dados nutricionais do arroz, disponíveis em a composição de uma colher de sopa cheia de arroz branco cozido tem valor energético equivalente a 32 Kcal, contendo, também 7,03g de carboidratos e 0,63g de proteínas.
O consumo de arroz nos países do Mercosul é bastante expressivo, possivelmente, pela preferência alimentar e carência econômica, de grande parte da população
O crescimento da produção de arroz no Mercosul, a partir dos ingressos de novos países associados, ou seja, o Chile, Peru, o Equador, Colômbia e Bolívia, colaboram com a sustentação da base da pirâmide alimentar da população, atendendo a uma demanda significativa por parte dos trabalhadores que buscam consumir o arroz, para suprimento de energias dispendidas nas atividades diárias, principalmente, as braçais, tanto na zona rural como urbana (