Qual é a importancia de Pompéia para o trabalho de arqueólogos e historiadores?
Soluções para a tarefa
Resposta:Pompeia era uma cidade do Império Romano que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C. Milhares de pessoas morreram e a cidade foi soterrada. Séculos depois, arqueólogos fizeram escavações e encontraram ruínas que proporcionaram aos historiadores uma visão de como era a vida na Roma antiga.
Pompeia
Ruínas de Pompeia, na Itália, com o monte Vesúvio ao fundo. Em 79 d.C., a cidade ficou soterrada depois que o Vesúvio entrou em erupção
Cidade soterrada
Localizada no sul da Itália, Pompeia era habitada desde a Pré-História. Por volta de 290 a.C., foi conquistada pelos romanos, que levaram sua cultura e sua arquitetura à cidade.
Pompeia
Os arqueólogos que trabalharam nas escavações de Pompeia descobriram que as cinzas do Vesúvio formaram moldes do corpo de algumas pessoas que morreram. Mais tarde, cientistas criaram modelos a partir desses moldes.
O Vesúvio entrou em erupção no dia 24 de agosto do ano 79 d.C. A erupção durou vários dias. O vulcão liberou gases tóxicos que sufocaram muitas pessoas; em seguida, soltou pedras e cinzas vulcânicas, que cobriram a cidade. Quando a erupção terminou, Pompeia estava soterrada a uma profundidade de 6 a 7 metros.
Sítio arqueológico
O material que cobriu Pompeia protegeu a cidade dos vândalos e dos efeitos do clima durante séculos. No final do século XVI, um arquiteto italiano descobriu as ruínas de Pompeia. Arqueólogos começaram a escavar a cidade em 1748. Os trabalhos em Pompeia e em Herculano, outra cidade soterrada pelo Vesúvio, marcaram o início da arqueologia moderna.
Pompeia
Next
Templo de Apolo, em Pompeia, na Itália. As pedras e cinzas vulcânicas que cobriram a cidade a protegeram dos vândalos e dos efeitos do clima durante séculos.
As primeiras escavações não foram bem organizadas. Muitos dos primeiros escavadores eram caçadores de tesouros que não tinham interesse em história. A partir de 1860, os trabalhos se tornaram organizados. Até a década de 1990, cerca de dois terços da cidade tinham sido desenterrados.
Os historiadores aprenderam muito sobre o mundo romano com as escavações. Qualquer pessoa que visite as ruínas de Pompeia pode conhecer as residências, os templos, os banhos públicos e as lojas da antiga cidade. As escavações trouxeram à tona, por exemplo, barracas de mercados, com frutas e nozes chamuscadas, e padarias, algumas ainda contendo pães. Peças de arte, como estátuas, pinturas e mosaicos (desenhos coloridos feitos com pequenos ladrilhos), também ajudaram os historiadores a aprender sobre a vida em Pompeia. Desde 1997, Pompeia é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Explicação: