qual é a importância de ler o livro os Lusíadas?
Soluções para a tarefa
Um dos comentários que mais se ouve quando alguém tem em mãos um clássico da literatura, por exemplo, Senhora, do romântico José de Alencar, ou Memórias póstumas de Brás Cubas, do realista Machado de Assis, é: “preciso ler com o dicionário do lado!”.
Isso não é bem assim! Mas o dicionário é uma ferramenta indispensável. Ele deve estar sempre ao alcance de suas mãos. Ninguém sabe o significado de todas as palavras (creio eu que nem mesmo quem o escreveu), e é justamente por isso que ele existe: para ser consultado.
Desvendar o sentido de uma palavra é um grande prazer (lembro-me de Drummond, Chega mais perto e contempla as palavras. / Cada uma / tem mil faces secretas sob a face neutra […]), mas isso não significa que você tem que interromper a leitura todo o momento em que se deparar com uma palavra desconhecida. É possível você conhecê-la durante o processo da leitura; isto é, no contexto da trama. Só não deixe de anotá-la ou grifá-la para depois da leitura verificar no dicionário o seu sentido ou mesmo os seus vários sentidos.