Qual é a importância de a disserminação dos Frutos ser feita pelos animais e pelo vento? de exemplos.
Soluções para a tarefa
Olá,
A importância do fruto ser espalhado pelos animais e pelo vento e que as sementes podem cair em locais onde a predação e a competição intraespecífica (onde membros da mesma espécie competem por recursos limitados) não predominam, aumentando suas chances de sobrevivência. Desta forma, as fezes são depositadas em lugares distantes, a semente, que sobrevive ao processo digestivo, germina.
Entre os principais dispersores podemos citar o vento, a água e os animais, respectivamente, que chamamos de anemocoria, hidrocoria e zoocoria.
O vento não consegue carregar algumas sementes e frutos, por isso as sementes possuem estruturas adaptativas, como alas, que permitem que elas sejam levadas de um local para o outro. As sementes de orquídeas, por exemplo, são leves e podem ser transportadas como poeira.
Na água, as sementes são dotadas de estruturas adaptativas que facilitam sua dispersão, como é o caso do coqueiro, pois contém ar em seu interior, podendo ser levado a longas distâncias, pela correnteza, sem afundar;
Alguns animais dispersam as sementes através de seus pelos, fezes ou regurgitam (vomitam)
Os carrapichos grudam no pelo de alguns animais com estruturas adaptativas como os ganchos, farpas, espinhos e cascas adesivas, permitindo sua dispersão em vários ambientes novos.
Depois de comer a fruta, as sementes, que sobrevivem ao processo digestivo, são eliminadas nas fezes ou, também, podem ser regurgitadas (vomitadas) pelos pássaros.
Espero que goste :)