História, perguntado por guigug, 1 ano atrás

qual e a importância das mulheres nos jogos olímpicos

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusf19981220
4

As mesmas dificuldades que as mulheres enfrentaram - e até hoje enfrentam - no mercado de trabalho convencional, elas também passaram no mundo dos Jogos Olímpicos. O Brasil teve a sua primeira participação em 1920, mas foi apenas em 1932 que a primeira atleta do sexo feminino representou o país em Olimpíadas. A nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a participar dos Jogos mas não conseguiu ganhar uma medalha. A primeira medalha só surgiu em Atlanta 1996 quando foi introduzido o volei de praia. Jaqueline Silva e Sandra Pires ganharam a medalha de ouro numa final inédita entre duplas brasileiras. Só em 2008 que a tão desejada medalha de ouro feminina em prova individual foi conquistada, por Maurren Maggi no salto em distância. Nesta olimpíada de Londres, a estreia brasileira acaba de ser marcada por mais uma inédita medalha de ouro feminina no judô com Sarah Menezes e o bronze da também judoca Mayara Aguiar 

Histórico


A dificuldade da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos não era um problema apenas do Brasil. Os primeiros Jogos da Era Moderna, realizados em 1896, não tiveram a participação feminina. Aos poucos, as mulheres foram começando a participar, mas até hoje o número de mulheres é menor que o número de homens. A delegação brasileira que está em Londres já conta com 123 mulheres (ou 47% da delegação), mas esse processo foi longo e marcado por dificuldades. 

A primeira vez que as mulheres participaram dos Jogos Olímpicos foi na segunda edição, em Paris no ano de 1900. Eram 22 mulheres para 975 homens. Na edição seguinte, Saint Louis 1904 nos Estados Unidos, o número de mulheres diminuiu bastante e foram apenas 6 para 645 homens. Nos anos seguintes, 1908 e 1912, a média de mulheres aumentou e voltou a ser de pouco mais de 30, 40 participantes para uma média de 2 mil homens. 

Os Jogos Olímpicos ficaram suspensos por oito anos por conta da I Guerra Mundial. Em 1920, as olimpiadas de Antuérpia na Bélgica marcaram o retorno dos jogos e também a estreia do Brasil, mas ainda sem representantes femininas. Nesse ano, o número de mulheres em jogos olímpicos aumentou, mas proporcionalmente a mudança não foi tão significativa, tendo em vista que o número de homens também foi maior, chegando perto dos 3 mil atletas. Em 1928, o número de mulheres quase dobrou com relação à competição anterior, mas o Brasil não participou desta olimpíada. 


Perguntas interessantes