Qual é a importância das gravuras de Debret para o estudo do período joanino? Essas gravuras podem ser interpretadas como retratos fiéis de um tempo historico? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Debret pintava o Brasil da forma como ele era, todos os detalhes são provas de uma nação que ainda estava se desenvolvendo e que vivia na base escravista, todas as pinturas nos ajudam a entender como funciona essa colônia portuguesa.
Jean-Baptiste Debret foi um pintor e gravurista francês que veio ao Brasil com a Missão Artística Francesa em 1816. Suas gravuras são consideradas documentos de um tempo histórico marcado pela escravidão e pelas mudanças causadas com a chegada da Família Real em 1808.
Debret permaneceu no país até 1831, e nesse tempo retratou o cotidiano da capital e deu aula em instituições artísticas como a Academia Imperial de Belas Artes - Aiba. Se tornou pintor oficial do estado, mas ficou conhecido por retratar a vida social brasileira.
Missão Artística Francesa
- A Missão Artística Francesa foi uma das grandes excursões científicas e artísticas que ocorreram no Brasil no início do século XIX.
- Essas missões já eram comuns no restante da América, mas o Brasil só passou a recebê-las com a chegada da Família Real em 1808.
- Até 1808, não existiam instituições de ensino superior ou de ofício do país.
- Na missão francesa, os artistas retrataram não só a sociedade brasileira, mas também sua fauna e flora.
- Essas contribuições são documentos históricos sobre a organização social e natural do país nessa época.
Sobre a chegada da Família Real, confira: https://brainly.com.br/tarefa/7156959
#SPJ2