ENEM, perguntado por jhermesdf1, 11 meses atrás

Qual é a importância das chuvas para o Parque Nacional da Serra da Canastra?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brendabaseggio
4

O índice pluviométrico anual varia entre 1.300 e 1.700 mm, com a maior parte das chuvas concentrada no período de dezembro a fevereiro.

O grande objetivo da criação do Parque foi a proteção das nascentes do rio São Francisco, o curso d’água mais conhecido que brota no imenso chapadão em forma de baú ou canastra. A Serra da Canastra é uma espécie de berçário de rios situado bem no divisor de duas bacias hidrográficas: a do rio Paraná e a do rio São Francisco. Da bacia do Paraná, um dos rios mais conhecidos que nascem no chapadão é o Araguari, também chamado de Rio das Velhas na parte inicial. Foi às margens dele que no século 18 surgiu o garimpo de ouro que deu origem à histórica vila de Desemboque, marco de toda a ocupação do Brasil Central.

A seca, de 2014, que atingiu a região, considerada a pior dos últimos 30 anos, contribuiu para o surgimento de vários incêndios na reserva ambiental. Segundo Faria, o fogo consumiu 85 mil hectares de vegetação. Uma das áreas atingidas fica no entorno da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas. Em setembro, veio a confirmação, por meio da chefia do parque, de que a nascente havia secado.

Respondido por hasse286
2

Resposta:

Após meses de seca, que chegou a prejudicar a nascente histórica do Rio São Francisco, a chuva voltou a trazer vida ao Parque Nacional da Serra da Canastra, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.

A seca que atingiu a região, considerada a pior dos últimos 30 anos, contribuiu para o surgimento de vários incêndios na reserva ambiental. Segundo Faria, o fogo consumiu 85 mil hectares de vegetação. Uma das áreas atingidas fica no entorno da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas. Em setembro, veio a confirmação, por meio da chefia do parque, de que a nascente havia secado.

O chefe substituto acredita que a chuva do fim de semana não deve ter sido suficiente para reparar a situação. “A nascente que está no extremo da bacia (do Rio São Francisco) secou, mas ainda não deve ter restabelecido”, diz Vicente de Paulo Faria. Ele afirma que a expectativa é de que a situação melhore com o avançar do período chuvoso.

Perguntas interessantes