qual e a importancia da pedra de roseta para que os hieroglifos pudessem ser decifrados?quem foi champollion? como podemos ler os hieroglifos? qual foi o surporte material da escrita utilizado pelos egipcios? quem era o escriba?
Soluções para a tarefa
Vamos responder uma a uma essas questões.
A importância da Pedra de Roseta é a de que os hieróglifos modernos fossem decifrados. A mensagem escrita na pedra está em três línguas: grego, hieróglifos e demótico. Note que a Pedra permitiu que cerca de 15 séculos de informação fossem descobertas.
A leitura dos hieróglifos pode se dar através da decifração pela Pedra de Roseta.
Quem descobriu e decifrou os hieróglifos egípcios foi Jean-François Champollion, um linguista e egiptólogo da França. Quem escrevia esses hieróglafos eram os escribas que ocupavam um lugar destacado na sociedade do Egito.
Abraços!
A Pedra de Rosetta é um dos mais importantes achados da história da humanidade. Isso porque ela possibilitou, através da presença de textos em várias línguas, a tradução de hieróglifos.
Jean-Françis Champollion foi um francês nascido em 1790 e morto em 1832. Ele se destaca por seu domínio de várias línguas clássicas e por seu papel fundante na ciência que se debruça sobre a civilização egípcia. Foi o responsável por decifrar a pedra.
A leitura dos hieróglifos pode ser realizada através do uso de uma espécie de guia de referência que indica a equivalência de determinas letras para certas sílabas, palavras ou termos.
O suporte de escrita utilizado pelos egípcios era variado, podendo ser pedras, papiro e etc.
O escriba era um profissional bastante importante do Egito, pois tinha como responsabilidade manter os registros essenciais para o funcionamento do governo.
Saiba mais sobre o Egito: https://brainly.com.br/tarefa/18777148
Em anexo, a Pedra de Rosetta.