Biologia, perguntado por camilaametzner, 1 ano atrás

qual é a importância da fotossíntese para a manutenção da vida ?Texto grande para trabalho.


Potatoes1234: Posso por meu trabalho aqui?
Potatoes1234: É um pouco detalhado demais, vou dar uma resumida
camilaametzner: pode

Soluções para a tarefa

Respondido por Potatoes1234
2

Sobre a obtenção de energia, existem dois grupos: os indivíduos autótrofos (produtores) que sintetizam o alimento orgânico a partir da energia e compostos inorgânicos obtidos no meio, ou seja, produz próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese, e são eles os vegetais, algas marinhas e alguns tipos de bactéria, além de servirem de alimento para aqueles que não podem produzir seu próprio alimento que no caso são os heterótrofos (consumidores ou decompositores), esses também se alimentam de outros heterótrofos.

A fotossíntese é o principal processo dos autotróficos na qual ocorre a transformação da energia luminosa solar em glicose que será posteriormente usada para construir e manter as suas atividades celulares, ela também inicia a maior parte das cadeias alimentares, muitos seres dependem dela para viver. O processo não é só realizado por plantas, mas por bactérias como a cianobactéria que foi a que deu origem ao cloroplasto nos vegetais.Os estudos sobre a fotossíntese começaram no século XVIII com Joseph Priestley, com sua demonstração ele pode provar que as plantas eram capazes de restaurar o ar de ambientes fechados. Ela é o principal processo de transformação de energia na biosfera: ao alimentarmo-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, além do mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos heterotróficos. É essencial para a manutenção da vida na Terra.

A fotossíntese envolve dezenas de reações, e nelas temos as que necessitam de luz para ocorrer e as que não precisam, ou fase luminosa e fase química.

Todas as reações ocorrem no interior do cloroplasto, contendo: H2O, CO2 e NADP, onde os produtos finais são glicose e O2. A fotossíntese é um processo endergônico e endotérmico, ou seja, a adição de energia por uma fonte externa, ela tem vários fatores limitantes (intensidade da luz, temperatura e concentração de CO2), caso haja muita luz a fotossíntese pode atingir uma taxa de saturação; caso todas as enzimas estejam em ação captando CO2 também ocorrerá saturação; A temperatura atua sobre a fase química, ou seja, a fase escura do processo, caso haja um aumento de supondo 10°C, as moléculas irão desnaturar.

A energia é obtida a luz na fase fotoquímica, e ainda mais dois processos simultâneos: fotofosforilação onde obsorve-se luz e libera-se elétrons, que pode ser clícica (os elétrons liberados pera clorofila retornam para o mesmo, obra do citocromo, e nesse processo há formação de ATP durante o transporte) e acíclica (utiliza-se os elétrons para reduzir a substancia NADP); e fotólise (da água) que repõe os elétrons perdidos pela clorofila.

A glicose é um composto que, na fase fotoquímica, quando se produziu compostos energéticos não seria possível armazena-los eternamente, logo, a energia do ATP e do NAPH foi utilizada para a sua produção, pois é capaz de armazenar energia. Tal fase ocorre no estroma, o conjunto de reações da fase química é denominado ciclo das pentoses onde 6 moléculas de CO2 reagem com 6 pentoses, o produto final tem três destinos possíveis: glicólise, sacarose ou amido.


Potatoes1234: Aí tem tudo o que você precisa saber, dê uma lida e pegue apenas o necessário.
camilaametzner: ok obg pela resposta
Potatoes1234: Como você está no fundamental, aí tem coisas que você só vai aprender mais pra frente e talvez seu professor pode estranhar que alguém te ajudou a fazer
camilaametzner: sim vou pegar o nescessário
Perguntas interessantes