qual e a importância da empatia neste momento de pandemia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diariamente, assistimos a notícias que nos lembram que pertencemos a uma única Humanidade, que por acaso é separada em países, idiomas, etnias e credos variados. Enquanto lutamos para nos proteger no contágio do novo coronavírus, sentimos que, mais do que nunca, nossas habilidades e competências emocionais são colocadas à prova. A insegurança, a ansiedade, o medo e o isolamento pedem que tenhamos mais resiliência, responsabilidade, foco e empatia.
Desde o início da pandemia, pesquisas sugerem que a melhor maneira de combater sentimentos de isolamento é aumentar e fortalecer a preocupação com os outros. Nesse aspecto, os pais podem desempenhar um papel importante na modelagem da empatia que seus filhos sentem em relação aos outros. Idosos, população de rua, desempregados ou grupos socialmente vulneráveis não costumam fazer parte do círculo ou das preocupações das crianças, mas o momento pode ser importante para despertar nelas a consciência de que podem contribuir para melhorar a vida dessas pessoas.
Os pais podem ajudar seus filhos nessa conscientização por meio de atos simples como:
– Ouvir as crianças com atenção e responder suas inquietações com sinceridade, na medida de sua capacidade de compreensão.
– Oferecer ajuda com as compras de mantimentos para idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou que apresentem outra dificuldade para sair de casa.
– Preparar kits com sabonetes e frascos de álcool gel para distribuir a quem precisa.
– Apoiar empreendimentos de amigos, vizinhos e pessoas próximas, para fortalecer o comércio local, ou oferecer ajuda aos trabalhadores que foram demitidos.
– Separar roupas, livros, brinquedos e outros objetos para doação a entidades ou pessoas em situação de vulnerabilidade.
– Estar mais próximos dos avós e familiares que estejam sofrendo com o distanciamento, seja por telefone, chamadas de vídeo ou mesmo cartas e desenhos.
Iniciativas como essas podem e ensinar que empatia é a habilidade de perceber o próximo, mesmo que essa pessoa não dê sinais de que quer ou precisa de ajuda. Colocar-se no lugar do outro e demonstrar interesse genuíno faz muita diferença e pode ser um aprendizado valioso para toda a vida.
Espero ter ajudado.
Bons estudos =)
Resposta:
não sei te responder mim desculpe