Qual é a importancia da crença na socialização?
Soluções para a tarefa
Oii,
Acredito que quando o ser humano está "perdido" emocionalmente e cheio de dúvidas sobre a vida, sua origem, o que está fazendo e qual é sua função na Terra, a crença se torna algo muito importante. Weber analisou e comparou diversas religiões que existiram e que ainda existem no mundo, avaliando o papel que as crenças religiosas exercem na conduta dos indivíduos em sociedade. Ele descreveu e analisou os valores e princípios éticos constitutivos da crença religiosa protestante e apontou sua adequação à racionalidade inerente ao empreendimento capitalista.
O ascetismo calvinista levava os crentes a valorizarem o trabalho mundano, o lucro e a acumulação de riquezas materiais. Enquanto o católico buscava assegurar a salvação pela virtude, pelo arrependimento e pela penitência, os adeptos do calvinismo - e do protestantismo de modo geral - viviam sem saber se seriam salvos ou condenados. Essa incerteza levava-os a buscarem, no decorrer de suas vidas, possíveis sinais de concessão da graça divina.
Isso significa que uma religião ou qualquer outra crença além de unir indivíduos por uma causa em comum, dá-lhes confiança e motivação para criar e viver.
Espero ter ajudado!