Qual é a importância da análise da história da loucura no pensamento de Michel Foucault?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Michel Foucault investiga "a história das relações que o pensamento mantém com a verdade" e desnaturaliza corpo, alma e psiqué considerando-os invenções histórico-discursivas, as quais só têm sentido se inseridas em determinados arranjos epistêmicos de produção de verdades, no caso, o surgimento das ciências humanas. Esta pesquisa estuda a ordem do discurso foucaultiano sobre a Psicologia em sua fase arqueológica, no livro História da Loucura, com o intuito de oferecer subsídios para a compreensão da história dos discursos da Psicologia, no que se refere à edificação do sujeito e do objeto psicológicos e em seus efeitos subjetivadores.
A importância da análise da história da loucura no pensamento de Foucault é a percepção da construção ideológica de corpo, alienação e relações de poder.
História da loucura na Idade Clássica de Michel Foucault
Michel Foucault (1926-1984) foi filósofo, historiador, filólogo e professor francês. Um dos grandes pensadores do século XX, Foucault deixou vasta obra, onde criteriosamente analisou as construções de conhecimento e suas relações com o poder dominante.
Ao dirigir seu questionamento e olhar para a história da loucura, confirmou o conceito de exclusão dos corpos e a lógica em que se operou essa construção, isto é, a lógica imposta pelo que é reconhecido cientificamente e opera na exclusão do louco e do que é loucura.
Aprenda mais sobre Michel Foucault em: brainly.com.br/tarefa/28994735
#SPJ2