Qual é a ideia central do texto o pote rachado? Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer. Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço: - Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas. - Por quê?, perguntou o homem. - De que você está envergonhado?- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote. O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho. De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote: - Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho??? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava??? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
95
Não importam as característica e deficiências, todos temos importância. Ou, de outra forma, cada um sabe a dor e a alegria de ser quem é. Mesmo que você não veja qual a sua importância, ela não deixa de estar lá. Outra coisa que o texto não diz explicitamente é que o fardo do homem ficava mais leve graças ao pote rachado. Talvez ele não conseguisse fazer todo o trajeto com os dois potes cheios.
Renata369110032003:
nunca julgar-se inutil ou imcapaz
Respondido por
1
A ideia central do texto "O pote rachado" é abordar que as deficiências e as diferenças que existem e que, muito embora possam ser alvo de preconceitos, conferem características únicas aos seus pertencentes, podem, sim, serem vistas como diferenças positivas.
O texto mostra que por mais que se possua um defeito, ainda se pode utilizá-lo a seu favor e tornar a sua fraqueza, a sua força. No caso do pote apresentado, mesmo chegando com apenas metade da água, tudo o que vazou pelo caminho propiciou água para as flores florescerem.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
Anexos:
Perguntas interessantes
Informática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás