Qual é a história dos números ?
Soluções para a tarefa
Os números foram criados, ao longo da história, diante da necessidade do homem, pois precisavam de uma forma de representar as quantidades.As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais
Nessa época existiam outras formas de representação numérica, como nós em cordas ou riscos feitos em ossos e pedras, sendo que cada região utilizava uma forma diferente.
O homem percebeu que precisava de uma forma única de representar essas quantidades, para facilitar o entendimento entre os diferentes povos
Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos. Podemos encontrá-los até hoje, sendo usados na escrita dos séculos, em relógios, capítulos de livros, nomes dos papas,etc
Porém, os números que usamos foram criados pelos indianos, no Norte da Índia, em meados do século V da era cristã. As primeiras inscrições aparecem aproximadamente da forma como escrevemos. Descobriram as posições de se colocar os mesmos para formar os números maiores.
Mas foram os árabes que difundiram essa forma de contagem e por isso ficaram conhecidos como indo-arábicos, através de um grande matemático chamado al-Khwārizmī, que deu o nome aos mesmos de “algarismos”.
Um pouco da história dos números
- O surgimento do número não pode ser atribuído a uma única pessoa ou civilização.
A utilização do númente parte de um processo histórico da humanidade, e seu surgimento ocorreu por causa da necessidade das pes de contar objetos O homem pré-historico usava os próprios dedos, assim como pedras, nós de corda, marcas em ossos e outros recursos, para representar quantidades.
Nessa época, ainda não havia sido criada a escrita e não era possivel representar as quantidades observadas por meio de símbolos. A ideia de contagem do homem pré-histórico estava relacionada à representação de conjuntos concretos específicos: cinco dedos, dez peixes, sete vacas etc.A invenção da escrita marcou o fim da Pré-História e o início da História. A partir de então, o ser humano passou a ter de resolver outros problemas surgidos com o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Para efetuar cálculos mais rápidos e precisos, o ser humano passou a representar a quantidade de objetos po meio de símbolos, denominados algarismos.
Por exemplo, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são simbolos usados para se esentar números no sistema decimal de numeração.
Conjuntos de simbolos deram origem a diferentes sistema de numeração. Um sistema de numeração é um conjunto de regras que permite determinar o valor (ou quantidade) representado por uma certa sequência de simbolos, também chamada de numeral.
- O valor denotado por um numeral recebe o nome de número.
Um sistema de numeração geralmente define, de forma implícita, o conjunto de simbolos utilizados para representar os seus numerais. Vários povos da Antiguidade criaram o próprio sistema de numeração. Em geral, em todos esses sistemas havia dificuldades no momento de efetuar cálculos.
Apenas por volta do século Il a.C. os romanos criaram um sistema de numeração mais prático e eficiente do que todos os outros que existiam até então Embora mais simplificado e adotado por muitos povos, o sistema de numeração Romano também oferecia dificuldades para efetuar alguns cálculos.
- Então surgiu o sistema de numeração que utilizamos até os dias atuais. Ele foi criado e divulgado ao mundo pelos árabes
- Esse sistema de numeração indo-arabico apresentado inicialmente com nove simbolos foi aperfeiçoado séculos depois, criando-se a notação para a posição vazia.
- Nesse período, embora fosse possivel registra ainda não havia uma representação para o zero.
O zero fol Inventado ha cerca de 1.800 anos na India,Povos babilonios, gregos, maias e chineses já haviam percebido a necessidade de um simbolo especial para marcar a posição correta dos outros números, mas foi na India que se compreendeu que o zero mais que isso, ele foi reconhecido como um número.
Com a introdução do décimo simbolo (o zero), o sistema de numeração decimal que conhecemos atualmente ficou completo.
- Essa representação possibilitou que todos os calculos fossem feitos de modo mais eficiente graças às suas regras especificas de escrita.