qual é a historia da energia solar no territorio brasileiro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
História da energia solar no Brasil e no mundo
No mundo, a energia solar foi descoberta no século 19 na França. O nome por trás da invenção foi Edmund Bequerel. Ele acabou descobrindo o potencial da energia solar quando estava estudando os eletrodos.
Em 1839, o físico europeu notou que as placas metálicas do seu experimento produziam uma diferença de energia para mais quando eram expostas à luz. Assim era identificado o efeito fotovoltaico.
A energia solar no Brasil é pouco explorada mesmo tendo abundância de luz solar
As placas para a captação de energia solar são feitas de silício Foto: depositphotos)
Em 1884, o selênio passou a ser utilizado nas placas fotovoltaica. Com uma eficiência de apenas 1%.
Em 1905, Albert Einstein deu um passo importante na história da energia solar. Ele formulou a teoria das bandas de energia e, por isso, ganhou o prêmio Nobel de física de 1923.
Mas somente em 1954 nasceu a primeira célula fotovoltaica com silício, que é até hoje um dos principais elementos das placas que captam energia solar. A partir disso, iniciou-se a modernização da captura de energia solar.
Entretanto, a história oficial do Brasil com a energia solar é recente. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o MME, foi somente em 2014 que aconteceu a primeira contratação de energia solar de geração pública centralizada.
No ano seguinte, houve mais dois leilões, cuja ideia foi desenvolver a indústria solar no Brasil para uso e para reserva. Mas ainda assim, de acordo com artigo ‘Paradigmas da energia solar no Brasil e no mundo’ publicado pela Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, o país carece de mais investimentos.
Entenda: “Destaca-se o baixo potencial de aproveitamento da energia solar no território Brasileiro, sendo necessário investimentos e financiamentos por parte do governo, principalmente, para difundir tal tecnologia. Tal fonte de energia, pode ser a solução para acesso à energia elétrica em regiões isoladas, por exemplo, pois o sistema não necessita de grandes linhas de distribuição”.
Explicação: