Qual é a fundamentação do conhecimento filosófico?
Soluções para a tarefa
A filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si próprio. Ela é, antes de mais nada, um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas.
A filosofia questiona as práticas políticas, científicas, técnicas, ética, econômica, cultural e artística.
A filosofia nasceu no século VI a.C, com os filósofos que antecederam a Sócrates. Naqueles tempos as pessoas não tinham entendimento da realidade em que viviam, assim começaram a criar mitos para poderem explicar sua vivência e por muitos anos foi assim, como por exemplo os mitos gregos. A passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega, assim como, dentro de certos limites, coexistem na nossa.
Com o passar dos anos, começou-se a busca pela Arché, que seria o principal elemento para a vida e as respostas à indagação sobre o principio das coisas foram múltiplas e divergentes: para Tales era a água, para Anaxímenes o ar etc. e com essa diversidade de respostas rompeu-se a concepção mítica.
A atitude filosófica rejeita a interferência de deuses, do sobrenatural, buscando coerência interna, definição dos conceitos, debate e discussão.
Quando a filosofia surgiu entre os gregos, no século VI a.C, ela englobava tanto a indagação filosófica propriamente dita quanto ao que chamamos hoje de conhecimento científico. O filósofo teorizava sobre todos os assuntos, procurando responder não só ao porquê das coisas, mas, também, ao como, ou seja, ao funcionamento delas.
Foi só a partir do século XVII, com Galileu e o aperfeiçoamento do método científico, fundado na observação, experimentação e matematização dos resultados, que a ciência começou a se constituir como forma específica de abordagem do real e a se destacar da filosofia. Apareceram, pouco a pouco, as ciências particulares, que investigam a realidade sob pontos de vista específicos: à biologia, a natureza dos seres vivos, à química, as transformações das substâncias, à astronomia, os corpos celestes etc.
A filosofia trata dessa mesma realidade, mas ao invés de fragmenta-la em conhecimentos particulares, toma-a como totalidade de fenômenos, ou seja, considera a realidade a partir de uma visão de conjunto.
A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos, a filosofia vai além daquilo que é, para propor o que poderia ser. Portanto, é indispensável para a vida de todos aqueles que desejam ser seres humanos completos, cidadãos livres e responsáveis por suas escolhas. Filosofar é uma prática que parte da teoria e resulta em outras teorias.
O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados mais profundos. E isso é feito considerando três passos. O radical, rigoroso e de conjunto.
Radical é ir até a raiz dos acontecimentos, isto é, aos seus fundamentos, à sua origem, não só cronológica, mas no sentido de encontrar os valores originais que possibilitaram o fato. A reflexão filosófica portanto é uma reflexão em profundidade
Rigorosa: é seguir um método adequado ao objeto em estudo
De conjunto: como já foi dito, a filosofia não considera os problemas isoladamente, mas dentro de um conjunto de fatos, fatores e valores que estão relacionados entre si.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
O conhecimento originado pela filosofia é um modo de interpretação da realidade que diferencia-se de outras formas de conhecer.
Espero te ajudado!
Me sigam se puderem ♡