qual é a função sintática de à toa
erreinessaaula:
:-)
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1. Função sintática
A função sintática é analisar a frase de uma forma que, não fique igual a classe gramatical. Para aplicar a função sintática, precisamos de uma frase com SUJEITO, VERBO, OBJETO (DIRETO OU INDIRETO) e, se necessário, um ADJUNTO ADVERBIAL.
Vejamos:
O Júlio leu o livro rapidamente.
Vamos aplicar a função sintática.
O = Artigo (na classe gramatical). Na função sintática é ADJUNTO ADNOMINAL. Adjuntos Adnominais são todos os artigos presentes no SUJEITO, também são contrações com artigos.
Júlio = Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática é NÚCLEO DO SUJEITO. Logo, O JÚLIO é o sujeito. Como Júlio é a palavra mais importante do sujeito, é tratado como NÚCLEO DO SUJEITO. No SUJEITO, pode haver mais de um NÚCLEO DO SUJEITO.
Leu: Verbo (na classe gramatical). Na função sintática, os verbos são divididos na transitividade. Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para terem um sentido profundo.
Um Livro = Um - Artigo (na classe gramatical). Na função sintática, se estivesse no SUJEITO, seria ADJUNTO ADVERBIAL. Livro - Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática, é o NÚCLEO DO PREDICADO. Então, assim podemos dizer que, UM LIVRO é o PREDICADO. No predicado também pode haver um ADJUNTO ADVERBIAL. De acordo com o verbo ler que é um VTD, o predicado pode ser dividido em PREDICADO NOMINAL E PREDICADO VERBAL e PREDICADO VERBO-NOMINAL. PN são os núcleos do sujeito que são nomes, características. Só são PN quando estão depois de VL (Verbos de Ligação).
1836
83
+ Sinônimos de Função sintática
+ Antônimos de Função sintática
+ Palavras relacionadas a Função sintática
2. Função sintática
Trata-se da função que determinada palavra desempenha dentro de uma oração, analisa a posição de cada palavra em conjunto com as outras.
Os alunos estudaram a função sintática na aula de gramática.
76
2
A função sintática é analisar a frase de uma forma que, não fique igual a classe gramatical. Para aplicar a função sintática, precisamos de uma frase com SUJEITO, VERBO, OBJETO (DIRETO OU INDIRETO) e, se necessário, um ADJUNTO ADVERBIAL. Vejamos: O Júlio leu o livro rapidamente. Vamos aplicar a função sintática. O = Artigo (na classe gramatical). Na função sintática é ADJUNTO ADNOMINAL. Adjuntos Adnominais são todos os artigos presentes no SUJEITO, também são contrações com artigos. Júlio = Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática é NÚCLEO DO SUJEITO. Logo, O JÚLIO é o sujeito. Como Júlio é a palavra mais importante do sujeito, é tratado como NÚCLEO DO SUJEITO. No SUJEITO, pode haver mais de um NÚCLEO DO SUJEITO. Leu: Verbo (na classe gramatical). Na função sintática, os verbos são divididos na transitividade. Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para terem um sentido profundo. Um Livro = Um - Artigo (na classe gramatical). Na função sintática, se estivesse no SUJEITO, seria ADJUNTO ADVERBIAL. Livro - Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática, é o NÚCLEO DO PREDICADO. Então, assim podemos dizer que, UM LIVRO é o PREDICADO. No predicado também pode haver um ADJUNTO ADVERBIAL. De acordo com o verbo ler que é um VTD, o predicado pode ser dividido em PREDICADO NOMINAL E PREDICADO VERBAL e PREDICADO VERBO-NOMINAL. PN são os núcleos do sujeito que são nomes, características. Só são PN quando estão depois de VL (Verbos de Ligação).
Perguntas interessantes