Qual é a função do surfactante pulmonar? Escolha uma: a. Aumentar a tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos, reduzindo então a tendência dos alvéolos ao colapso. b. Não se sabe ainda qual é a sua função. c. Impedir que as pleuras entrem em atrito. d. Reduzir a tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos, reduzindo então a tendência dos alvéolos ao colapso. e. Auxiliar no movimento inspiratório e expiratório.
Soluções para a tarefa
reduzindo então a tendência dos alvéolos ao colapso.
Resposta:
alternativa
Explicação:
O pulmão pode ser visto como uma coleção de bolhas, essa condição é inerentemente instável. Em virtude da tensão superficial do liquido que reveste os alvéolos desenvolvem-se forças relativamente grandes que tendem a colapsar os alvéolos. Felizmente algumas das células que revestem os alvéolos secretam uma substância chamada surfactante, que diminui a tensão superficial da camada de revestimento alveolar.
O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas. A tensão superficial é a força que atua através de uma linha imaginaria na superfície do liquido. Ela se origina porque as forças de atração entre as moléculas adjacentes do liquido são muito mais fortes do que aquelas entre o liquido e o gás, resultando em diminuição da superfície liquida, gerando uma pressão dentro do alvéolo.