História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Qual é a função do partido político?

Soluções para a tarefa

Respondido por jujujeje2012
6

Os partidos políticos são fundamentais para o pleno exercício da democracia e atuam como agentes de interação entre a sociedade organizada e o Estado. Os interesses dos grupos sociais ganham visibilidade pela atuação responsável e representativa de seus líderes. Este diálogo entre o partido político e o Estado contribui para a formação direta da cidadania, através do envolvimento efetivo de seus afiliados.

Em países desenvolvidos leva-se muito em consideração o conteúdo programático e os projetos a serem alcançados pelos partidos. Em países ‘subdesenvolvidos’ predomina a personificação do mandato, ou seja, é a “disseminação do voto baseado nas características pessoais dos candidatos, sem conteúdo programático ou ideológico”. Para Mainwaringi e Torcal isso reflete o enfraquecimento das raízes partidárias.

O Brasil ainda não conseguiu garantir as condições mais básicas de seus cidadãos, como moradia, alimentação, saúde, segurança e educação. É um país desigualmente desenvolvido. No entanto, essas deficiências são utilizadas como mecanismos estratégicos nas campanhas eleitorais, por serem os partidos políticos os canais legais de acesso ao poder.

Esse acesso ao poder deveria ser compreendido pelos brasileiros de maneira plena, em seu sentido político mais amplo. Mas para que isso ocorra seria necessária, primeiramente, uma emancipação material dos eleitores, ou seja, a garantia efetiva dos direitos constitucionais e “tempo” para a participação, também efetiva, nas decisões em assembléias, mesmo que de forma representativa.

Mas o que fazer para chamar a atenção dos eleitores e, através da maioria legal dos votos conquistados, o “partido político” assumir o poder? Se não há interesse em afiliações pela grande maioria da população, então uma estratégia muito eficiente seria a escolha de ícones carismáticos, ideologicamente inventados para assemelharem-se aos “padrões” também ideologicamente estruturados na sociedade.

A escolha de candidatos pela popularidade tornou-se o grande diferencial no sistema partidário brasileiro. No entanto, a popularidade não é pelo fato de os candidatos possuírem condutas irrepreensíveis na vida pública, salvo raríssimas exceções, póstumas, ou por grandes batalhas vencidas, mas sim, pelo fortalecimento da ideologia maquiavélica do pão e do circo.

Esta realidade social traz grandes prejuízos para todos, por vários motivos: a rotatividade das mesmas oligarquias no poder, e consequentemente, a contemplação dos interesses de poucos grupos financiados com uma alta carga tributária imposta a todos; o descrédito nos representantes políticos e o não envolvimento com a Política; o enfraquecimento da democracia pelos mandos e desmandos das oligarquias que, cientes do não envolvimento das pessoas, deliberam erroneamente sobre as políticas públicas, a exemplo disso os escândalos de corrupção por desvio do dinheiro público; a deficiência de pessoal e material para atendimento de qualidade à população, a exemplo: as quebras de “protocolos”.

Mas seria possível uma mudança estrutural de forma que a realidade brasileira resultasse em melhoria da qualidade de vida às pessoas? Acreditamos que sim. Para tal, dois fatores que julgamos essenciais: em primeiro lugar um novo olhar para a compreensão de que cada indivíduo é responsável pela sociedade em que vive e, em segundo lugar, a compreensão do conceito de “interesse público” por parte daqueles que desejam representar uma coletividade. A emancipação política dos indivíduos é a principal função do Partido Político!



Usuário anônimo: Nossa... Muito obrigado (a)
Respondido por juliavalladaresdias
0

resposta certa acima

resposta certa acima

Perguntas interessantes