Qual é a função de cada uma das partes do olho:
a) Glândulas lacrimais:
b) Pálpebras:
c) Olhos:
d) Cílios:
e) Córnea:
f) Íris:
g) Pupila:
h) Retina:
i) Cristalino:
j) Nervo ótico:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Córnea
A córnea é a estrutura mais externa do olho, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos. Por essa razão é considerada a “janela” deles. Trata-se de um tecido transparente situado em toda a frente do globo, através do qual se vê a íris e a pupila. Apresenta uma curvatura não regular, com a região central mais plana que sua área periférica.
Um dos seus objetivos é o de proteger o olho contra traumas e possíveis contaminações, além de manter o formato globular desse órgão. A limpeza natural da córnea é feita pela ação conjunta entre a lágrima e as pálpebras superior e inferior.
Esclera
A esclera, também chamada de esclerótica, é a parte branca do olho que está ligada à córnea. Fica localizada mais externamente no globo ocular e tem como função a de dar proteção para as estruturas mais internas.
Essa parte do olho é uma membrana fibrosa recoberta pela conjuntiva bulbar. É na esclera que se fixam os músculos extraoculares, responsáveis pelos diversos movimentos do olho. Também é responsável pela manutenção da forma do olho.
Conjuntiva
A conjuntiva é uma membrana mucosa, transparente e fina que tem a função de proteger a superfície do olho contra agentes externos e lubrificar o globo ocular. Ela apesenta duas porções diferentes que recebem nomes distintos.
Quando recobre a parte branca do olho, ou seja, a esclera, a conjuntiva é chamada de bulbar. No caso da porção que recobre as pálpebras, essa é denominada como tarsal. Nessa parte do olho encontramos diversos vasos sanguíneos.
Íris
A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida (olhos azuis ou verdes), e que tem uma abertura central, a pupila. Ela fica localizada logo atrás da córnea. A cor do olho da pessoa é definida pelo pigmento presente na íris. Ele sofre variações dependendo da quantidade de melanina armazenada, o que é definido por cerca de 150 genes diferentes.