Qual é a figura de linguagem em "Vamos ao que interessa"?
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Elipse → nesta figura, suprimimos algum termo da oração, cujo sentido é conseguido pelo contexto, o que dá um certo ar de estranheza que chama a atenção do leitor, trazendo com isso o recurso expressivo:
Bolo, bom mesmo, pudim, muito melhor...
Percebam que no período acima foram retirados os verbos da oração, e também uma conjunção. O período completo seria: Bolo é bom mesmo, mas pudim é muito melhor... O fato de criarmos a elipse (a supressão de elementos sintáticos) nos faz prestar uma atenção maior ao texto.
Quando retiramos um termo já expresso anteriormente no enunciado, chamamos esta supressão de Zeugma.
Gostamos de xadrez, eles de damas (na verdade, eles gostam de damas).
Aqui, suprimimos o verbo gostar na segunda oração, que estava expresso na primeira.
Pleonasmo → é a repetição de termos sintaticamente semelhantes, ou de sentidos semelhantes, dentro de um texto, tornando-os redundantes. O objetivo é dar destaque, ênfase a este termo.
Darei à Márcia, a ela, um presente inesquecível.
Vejam que à Márcia e a ela são a mesma coisa, complementos do verbo dar, a mesma pessoa, repetiu-se para dar ênfase para quem vai receber o presente.
Observação: o uso de pleonasmo em frases clichês, já gastas pelo uso e sem valor estilístico é considerado um vício de linguagem: subir para cima, sair para fora, preferir mais, entre outras expressões, são desaconselhadas e tomadas como erros grosseiros.
Polissíndeto → é a repetição intencional do conectivo, em geral o e, para dar ênfase ou ritmo a uma sentença:
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! (Olavo Bilac)
Outras palavras também podem ser repetidas para efeito estilístico. Neste caso, chamamos a figura de linguagem de Repetição.
Tudo, tudo parado: parado e morto. (Mário Palmério)
Se esta repetição aparece na primeira linha de cada enunciado, como num poema, por exemplo, chamamos a figura de Anáfora.
A Estrela
Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia. (Manuel Bandeira)
Assíndeto → contrariamente ao polissíndeto, é a retirada intencional do conectivo.
Vim, vi, venci. (Júlio César)
Inversão → como o nome diz, usamos as palavras invertidas da ordem natural, conhecida como ordem direta, para darmos um ar extravagante e diferenciado ao enunciado.
Quando 900 anos você tem, tão boa aparência você não terá. (Mestre Yoda)
Nosso pequenino grande mestre jedi é especialista em inversões. As pessoas dizem que sua maneira de falar é engraçada, pois foge do convencional, e acaba sendo uma marca da personagem fictícia da saga Star Wars. Se ele falasse na ordem direta,Quando você tem 900 anos, você não terá uma aparência tão boa, suas palavras não seriam tão destacadas, não é mesmo ?
Alguns diferenciam a simples inversão do Hipérbato, que seria uma inversão em tão alto grau, que chega a atrapalhar a compreensão geral do enunciado.
Ouviram do Ipiranga as margens plácidasDe um povo heroico o brado retumbante. (Joaquim Osório Duque Estrada)
Muitos sentem dificuldades em entender nosso Hino Nacional, por inversões extremas (ou hipérbatos). Os versos acima são confusos por isso. Coloco abaixo em ordem direta e o sentido se esclarece de pronto:
As margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico.
Anacoluto → é a quebra da estrutura sintática iniciada e o começo de uma outra. O texto começa a falar em algo, suspende esse enunciado e inicia um outro.
O povo, quando deseja, nós podemos fazer muita coisa pelo país.
Notem que o sujeito inicial (o povo) está solto, depois da marcação quando deseja, inicia-se uma nova oração (nós podemos fazer muita coisa pelo país) e a primeira é rompida, abandonada.
Silepse → esta acontece quando fazemos a concordância não com o termo escrito, mas com a ideia associada a ele.
São Paulo é muito rica, próspera, mas mal cuidada.
Os adjetivos rica, próspera e cuidada concordam em gênero feminino com a ideia decidade, já que São Paulo é um substantivo masculino.
A silepse é tradicionalmente de três tipos: de gênero (masculino e feminino), denúmero (singular e plural) ou de pessoa (concordância do verbo com o sujeito).
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