Qual é a explicação mais aceita para a origem da lua que evidências suportam essa explicação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os planetesimais que bombardearam a Terra nos estágios primordiais do Sistema Solar colidiram e formaram a Lua a partir dos restos da colisão. Um grande planetesimal, possivelmente da massa de Marte, colidiu com a Terra e arrancou uma grande massa de matéria que formou um disco em torno e formou a Lua a partir dele.
Explicação:
Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razão da colisão.
A parte perdida do núcleo sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica, que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.
Resposta:
A resposta mais aceita atualmente para essa questão é fornecida pela Teoria do Grande Impacto, afirma que a Lua foi “arrancada” da Terra pelo impacto de um grande corpo celeste. Esse astro hipotético – que recebeu o nome de Theia – teria tamanho similar ao de Marte. O material lançado para o espaço com esse impacto teria se agrupado, originando a Lua