Qual é a estrutura de relação ahy-aoitin? Quais as principais interjeições, evidentes no texto , que marcam o amor dos dois? Moreninha
Soluções para a tarefa
Em "A moreninha", temos a presença de uma pedra que é imortalizada por Joaquim Manuel de Macedo, que gira em torno da seguinte lenda:
Uma índia de nome Ahy, apaixonada pelo índio Aoitin, amando sem ser amada, vinha todas as tardes chorar no alto dessa gruta, enquanto Aoitin, cansado das caçadas, dormia sem ser pressentido por Ahy.
Mas, uma tarde Aoitin acordou sobressaltado, como se alguma coisa estranha lhe acontecesse. Passou a mão pelo coração e sentiu a umidade das lágrimas da índia, que chorava ao alto do rochedo. Subitamente experimentou uma emoção estranha invadir-lhe a alma, um amor que até então dormia, acendeu-se-lhe no peito. Olhou para o alto do rochedo viu a índia em pranto e desde então começou a amá-la.
Acerca das interjeições que evidenciam o amor entre Augusto e Carolina, é correto evidenciar que as interjeições utilizadas por ambos quando se encontravam nos transmitem ideias de alegria, surpresa, bem como satisfação, porque se amavam muito.