História, perguntado por AnnaBia2306, 1 ano atrás

Qual é a distinção entre o pensamento de Maquiavel e o de Morus no que se refere ao pragmatismo e a aplicabilidade de suas ideias contidas nas obras o príncipe e utopia , escritas pelos respectivos autores ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
52
No que diz respeito à aplicabilidade, Maquiavel se preocupou muito mais com este quesito que Morus.

Maquiavel, ao escrever O Príncipe, pensou em escrever um guia prático para a condução da política: que ações poderiam ser tomadas, como se poderia planejar uma estratégia política, como agir efetivamente.

Já Morus, ao escrever Utopia, descreveu uma terra imaginária, fantástica, onde as coisas funcionariam de acordo com uma série de princípios hipotéticos e não se preocupou com a aplicabilidade daquilo que estava descrevendo. O próprio nome da obra ressalta isto: Utopia, lugar nenhum, ou seja, não era pretendido descrever nada de real ou realmente aplicável.
Respondido por ferretti
3

Quando analisamos o caráter pragmático e a aplicabilidade dos trabalhos de Maquiavel e de Morus, temos como resultado a compreensão de que, na realidade, o único que se atém a questões reais e passíveis de ação, é a produção do primeiro.

Maquiavel teve como intenção, ao escrever O Príncipe, guiar um líder. Sua ideia era mesmo descrever de que maneira se poderia governar, ainda que para isso tivesse de ser antiético.

A intenção de Morus, no entanto, era outra: ele queria fazer uma profunda crítica à sociedade na qual estava inserido e acabou descrevendo uma vida utópica, pautada em ideais e sonhos que, em sua época, dificilmente poderiam ser colocados em prática.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/19264981

Em anexo, Maquiavel.

Anexos:
Perguntas interessantes