Filosofia, perguntado por stefannysouuza, 1 ano atrás

qual é a diferença principal entre empirismo e racionalismo? Que relação podemos fazer entre racionalismo e inatismo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por lilicemaria14
95
O empirismo não possui corrente filosófica pelo fato de não ser ciência. É o empirismo uma prática realizada pela crença popular e pela tradição. Por exemplo: Uma rezadeira que promete a cura de câncer, aids, bronquite etc, pratica o empirismo advindo das crenças e práticas antigas de tradições sem laices científica e racional. 

O racionalismo, teve sua origem na separação de ciência da religião, onde a filosofia da razão translada os séculos, nos conduzindo ao século VI antes de cristo, advinda da Grécia antiga por Drácon, evoluindo através de Sócrates, Platão, Aristóteles e chegando até a nossa era por intermédio dos grandes pensadores e filósofos que se destacaram durante o limiar da nossa história, amadurecendo paulatinamente o positivismo da ciência, que indeclinável, caminha em direção ao aperfeiçoamento universal da sociedade humana. 

Então, com o iluminismo, com o progresso impulsionado pela revolução industrial, pelas guerras de classes, pela revolução Francesa entre outras, a científica, evoluiu numa época, onde as classes sociais se multiplicaram, nascendo a Burguesia e a classe média, onde a humanidade passou a ser racionalista em função da ciência positiva. 
* Parece que alguem fez uma confusão ao afirmar que Imanuel Kant era empírico; pelo contrário, nada na história indica isto. segundo: Kant era da Prúcia não da Alemanha. Prúcia e Alemanha são paíse distintos e independentes, embora vizinhos. 
Racionalismo = Estudo da Razão e ciência. 
Empirismo = Aplicação de crenças hereditárias. 
Respondido por Alexandrem
135
Empirismo é a busca pelo conhecimento através do sentir, tudo que se pode conhecer é proveniente dos sentidos (apartir da visão eu posso afirmar a existência de imagens)
Alguns dos filósofos que utilizavam esse conceito eram: John Locke (somos como um papel em branco, e com o passar dos anos, vamos adquirindo experiencia), e David Hume(ser é ser percebido).

Racionalismo é a corrente que surgiu com o iluminismo, ou seja, teve grande ligação em excluir todo tipo de crenças e religiões, e colocar como fonte conviável para o conhecimento, unicamente a razão.

O racionalismo por sua vez, não cria em capacidades inatas, uma vez que para ele o conhecimento provém de uma capacidade cognitiva e não de fatores inatos.


saramikaelly16: ixii vou ter q escrever muito vio ..kkk
Perguntas interessantes