História, perguntado por asmariaslu8ayar4, 10 meses atrás

Qual e a diferença mais marcante entre as revoltas regenciais e as revoltas atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por biancasantana061
3

Resposta:Durante o período em que se esperava que o príncipe D. Pedro II atingisse a maioridade, os membros do Congresso escolhiam os regentes para governar o Brasil. No entanto, os designados para tal função eram da elite agrária, opondo-se ao liberais do federalismo.

Dentro de um contexto em que não havia um governo forte e que a grande parte da população sofria por falta de recursos básicos, surgem as principais revoltas regenciais. Essas rebeliões aconteceram em diversas partes do Brasil.

O palco desse acontecimento foi na capital Salvador, província da Bahia, no ano de 1835. Na região, havia muitos negros escravos e libertos, que não se conformaram com a escravidão e imposição da religião católica. Vale ressaltar que os negros de Salvador eram na sua maioria de origem muçulmana.

O grupo de escravos que formavam o grupo de revoltosos, eram os conhecidos como “negros de ganho”, ou seja, vendiam produtos pelas redondezas e traziam metade do que recebiam para seus donos.


asmariaslu8ayar4: muito boa explicação
Respondido por kimgomes15
5

Resposta: revolta regencial:

O Período Regencial é como conhecemos o período intermediário que existiu entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Estendeu-se de 1831 a 1840 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil.

Explicação: revolta dos dias atuais:

O momento para essa revolta foi bem oportuno uma vez que estão acontecendo os  jogos da Copa das Confederações e nada melhor para o mundo parar e olhar nosso país com os olhos voltados para seus problemas e não apenas para o  futebol. Foram usados cartazes com frases atacando a policia e políticos de todos os partidos. E os três níveis de poder também foram atacados, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o governador Geraldo Alckmin e a presidente Dilma Rousseff.

Esses protestos em sua maioria não tinham intenção de gerar conflito com a policia, mas parte desses manifestantes  apelaram para o vandalismo e destruíram lojas, prédios públicos , atearam fogo em motos e no momento de uma dessas manifestações em São Paulo um carro da reportagem da rede Record foi queimado. Essas atitudes de anarquismo desvirtuam o objetivo da passeata e essas pessoas não representam a maioria que estava em paz.

Perguntas interessantes