Química, perguntado por TabitaSwift, 1 ano atrás

Qual é a diferença entre um cristal metálico e um cristal iônico?

Soluções para a tarefa

Respondido por FlavioJunyor
9
Um cristal iônico é composto por cátions e ânions. A atração entre esses dois tipos de íons, ou seja, atração eletrostática, é que forma as ligações e sustentam a rede cristalina. Por causa disso, cristais iônicos são sempre rígidos e frágeis a trabalhos mecânicos. Ainda por esse motivo, eles tem alto ponto de fusão (é necessário muita energia para enfraquecer as ligações do estado sólido e tornar os íons móveis (estado líquido).

Um cristal metálico é composto por uma rede de átomos metálicos em que seus elétrons são "livres" em termos de movimento. Os átomos se comportam como cátions e os seus elétrons não estão mais ligados a um único átomo, mas sim, formam uma espécie de nuvem de elétrons entre os átomos metálicos. Por causa disso, os metais são geralmente ótimos condutores elétricos (permitem que os elétrons se desloquem facilmente por eles). As interações continuam sendo de caráter eletromagnético, mas por agora as cargas estarem distribuídas as "ligações" na verdade são as interações entre a rede de cátions metálicos e a nuvem eletrônica em meio a essa rede, tornando o sistema cristalino metálico maleável (trabalhável).
Caso seja confuso entender, imagina o NaCl, ele forma cristal iônico, e neste cristal terá Na+ e Cl- ao longo da rede. E cada Na+ irá estar ligado tendo interação com os Cl- ao seu redor e vice-versa. Agora num metal como o Fe, os átomos de Fe com carga positiva estão formando uma rede cristalina, e o que irá "neutralizar" essa rede positiva será a nuvem de elétrons que esta em meio a essa rede, ou seja, não existe um local especifico onde haverá uma ligação, como ocorre no casa de cristais iônicos.

Espero que tenha sido claro =)
Perguntas interessantes