Qual é a diferença entre reciclar e reaproveitar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reciclagem consiste na _operação e recuperação de materiais usados e descartados, que podem ser transformados novamente em matéria prima e incorporados novamente no processo produtivo
Reutilização é o uso de um produto por mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não
Reciclar: reprocessamento e produção de novos materiais
Quando falamos em reciclar um resíduo, a ideia central é transformá-lo em algo novo. Assim, a meta aqui é “re-ciclar”, ou seja, inserir o material em um novo ciclo de produção. Isso subentende o reprocessamento de um item com o intuito de produzir um outro produto útil. Nesse sentido, pneus antigos podem se tornar composto para asfalto e garrafas PET podem se transformar em fibra de poliéster (o chamado “tecido pet”), por exemplo.
Reutilizar: produto usado não é lixo
As coletas de lixo seletiva podem ser feitas por meio de lixeiras coloridas, que identificam o tipo de material a ser descartado. Plásticos, papéis, metais e vidros são materiais reutilizados por empresas na fabricação de outros produtos ou de matéria-prima.
A reutilização contribui para reduzir os custos de produção e aumentar a lucratividade e competitividade das empresas. ... Ao reutilizar estamos contribuindo para minimizar a retirada de matéria-prima da natureza e reduzir a quantidade de água e energia necessária à fabricação de novos bens de consumo.
A reutilização de um material, por outro lado, dispensa o reprocessamento: aqui, o item não é transformado em um novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso. Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.
Explicação: