Filosofia, perguntado por ABBZ, 10 meses atrás

Qual é a diferença entre poder político, poder ideológico e econômico?

Soluções para a tarefa

Respondido por Klaila
55
Poder econômico 
É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário. Quem possui abundância de bens é capaz de determinar o comportamento de quem não os tem pela promessa e concessão de vantagens. 



Poder ideológico 
O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais: deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, quer os sacerdotes das sociedades arcaicas, quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas. É por eles, pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam, que ocorre a de socialização necessária à coesão e integração do grupo. O poder dos intelectuais e cientistas emerge na modernidade quando as ciências ganham um estatuto preponderante na vida política da sociedade, influenciando enormemente o comportamento das pessoas. A ciência se propõe a responder pelos mistérios da vida, o que na Idade Média era "mistério da fé". 


No poder político há três características. Sendo uma delas a Exclusividade que trata da tendência de não se permitir a organização de uma força concorrente. Como por exemplo, grupos armados independentes. Se encontra também a Universalidade, tratando-se da capacidade de se tomar decisões para toda a coletividade. E por último a Inclusividade que é a possibilidade de intervir, de modo imperativo, em todas as esferas possíveis de atividades de membros do grupo e de encaminhar tais atividades aos fins desejados ou de desviá-las de um fim não desejado. 
Respondido por AnthonioJorge
37

Poder é conseguir ser obedecido. A partir deste ponto em comum é que se pode distinguir os diferentes aspectos do poder.

O poder ideológico é aquele que usa a ideologia para ser obedecido: ideologia é a teoria que tem como fim principal - mesmo que não expresso - exercer domínio. Exemplos de ideologia, na história da filosofia, há muitos: positivismo, marxismo, liberalismo monopolista, estatismo de todos os tipos.

O poder ideológico é exercido essencialmente sobre o intelecto das pessoas. Já o poder político é um poder exercido publicamente, que ganha nem tanto o foro íntimo dos subjugados, mas sim na rotina diária, na liberdade de ir e vir, na liberdade de crença e na liberdade de expressão.

O poder econômico, por sua vez, é aquele que usa da economia - a ciência da escassez - para ser exercido.

Nunca é demais lembrar que tais poderes não são entes abstratos: o "sistema" é composto por indivíduos que, ao buscarem por todos os meios ser obedecidos, seja ideologica, política ou economicamente, acabam por configurar tais poderes, tornando-se símbolos.

É o exemplo dos filósofos "orgânicos", que Antonio Gramsci citava, no caso do poder ideológico; é também o caso dos políticos profissionais, no caso do poder político; e é o caso de monopolistas no caso do poder econômico.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/23476761

Anexos:
Perguntas interessantes