Biologia, perguntado por pedrojosedf, 1 ano atrás

Qual é a diferença entre os gêmeos univitelinos (monozigóticos) e bivitelinos (dizigóticos)? E por que os gêmeos idênticos têm que ser, obrigatoriamente, do mesmo sexo?

Soluções para a tarefa

Respondido por clarissamilena
6
No momento da fecundação, os gêmeos univitelinos (idênticos) desenvolvem-se a partir de um mesmo óvulo fecundado por um só espermatozoide que posteriormente se divide, enquanto os gêmeos bivitelinos (diferentes) se desenvolvem a partir de dois óvulos que são fecundados por dois espermatozoides diferentes. Os univitelinos são do mesmo óvulo que foi dividido, então já possui o cromossomo definido: o X menina ou o Y menino.

deuséfiel45: muito obrigado, moça!
amandahfarias: Obrigada, vc é médica?
Respondido por fernandagomeslop
0

Resposta:Na literatura são descritos casos de gêmeos heterocarióticos, discordantes quanto ao sexo, que justificam essa possibilidade quando:

- o gêmeo do sexo masculino é normal com cariótipo 46,XY e o outro, do sexo feminino, com síndrome de Turner (45,X), em consequência de perda de um cromossomo Y no início do desenvolvimento embrionário;

- o gêmeo do sexo masculino é normal com cariótipo 46,XY, ao passo que o do sexo feminino é diagnosticado com mosaicismo 45,X/46,XY;

- o gêmeo do sexo feminino apresenta mosaicismo 45,X/46,XY e o masculino tinha cariótipo 45,X. Sabendo-se, entretanto, que, para o desenvolvimento de testículos, é essencial a presença de um cromossomo Y no carótipo, pode-se supor que, na realidade, pelo menos no início de seu desenvolvimento, o gêmeo do sexo masculino teria sido, igualmente, mosaico 45,X/46,XY.

Explicação:

Perguntas interessantes