Qual é a diferença entre os gêmeos univitelinos (monozigóticos) e bivitelinos (dizigóticos)? E por que os gêmeos idênticos têm que ser, obrigatoriamente, do mesmo sexo?
Soluções para a tarefa
Resposta:Na literatura são descritos casos de gêmeos heterocarióticos, discordantes quanto ao sexo, que justificam essa possibilidade quando:
- o gêmeo do sexo masculino é normal com cariótipo 46,XY e o outro, do sexo feminino, com síndrome de Turner (45,X), em consequência de perda de um cromossomo Y no início do desenvolvimento embrionário;
- o gêmeo do sexo masculino é normal com cariótipo 46,XY, ao passo que o do sexo feminino é diagnosticado com mosaicismo 45,X/46,XY;
- o gêmeo do sexo feminino apresenta mosaicismo 45,X/46,XY e o masculino tinha cariótipo 45,X. Sabendo-se, entretanto, que, para o desenvolvimento de testículos, é essencial a presença de um cromossomo Y no carótipo, pode-se supor que, na realidade, pelo menos no início de seu desenvolvimento, o gêmeo do sexo masculino teria sido, igualmente, mosaico 45,X/46,XY.
Explicação: