Química, perguntado por kerolaynelamperti, 10 meses atrás

Qual é a diferença entre os estados em que
a matéria é encontrada na natureza?

Soluções para a tarefa

Respondido por RafaelaDorneles
2

Depende de que matéria se é a matéria química ou a matéria física,mas a matéria encontrada na natureza pode estar em um compatível com o que é encontrado em espaços geográficos...

COMO UMA FRUTA: na natureza ela pode ser encontrada derretida pelo sol,podre,comestível,em fase de amadurecimento etc...

Respondido por rosangelamarchini
3

A matéria pode ser definida de maneira bem simplificada como sendo tudo aquilo que tem massa e volume e ocupa um lugar no espaço. Portanto, a matéria é constituída de minúsculas partículas, que podem ser átomos, moléculas, íons e assim por diante. De modo que, simplificadamente, o que diferencia um estado físico de outro é a organização dessas partículas, se elas estão mais próximas umas às outras ou mais afastadas, isto é, se estão mais agregadas ou menos agregadas. Por isso, os estados físicos podem ser corretamente chamados de “estados de agregação”.

  • Exemplo:
  • Sólido: Nesse estado, as partículas estão bem próximas umas às outras, de modo que não se movimentam. Estão bem organizadas e, por isso, possuem forma e volume fixos, não podendo sofrer compressão. O gelo é um bom exemplo disso.

  • Líquido: Nesse estado, as partículas possuem maior liberdade de movimentação que no estado sólido, pois estão um pouco mais afastadas umas das outras, havendo certo espaço entre elas. Por essa razão, as substâncias líquidas, como a água, possuem forma variável, adaptando-se ao recipiente em que estão contidas, mas não podem ser comprimidas, pois possuem volume constante.
  •  Gasoso: Nesse estado, as partículas estão bem afastadas umas das outras, possuindo grande liberdade de movimentação. Por isso, os gases e os vapores, como o vapor de água, não possuem forma nem volume fixos, conformando-se de acordo com o recipiente e podendo ser comprimidos.

Perguntas interessantes