Filosofia, perguntado por warleyloko, 1 ano atrás

Qual e a diferença entre o tipo de conhecimento dos prisioneiros que ficarão o tempo todo amarrados na caverna é o do prisioneiro que pode sair de lá ? O mito da caverna.

Soluções para a tarefa

Respondido por Hlongs
3
Tá incoerente sua pergunta, mas vamos lá. O mito da caverna não é nenhum prisioneiro do lado de dentro ou do lado de fora, o mito da caverna se refere a pessoa que vivem dentro da caverna na escuridão e pensão que aquilo ali é a realidade, quando um deles questiona e sai da caverna, vê que a realidade é totalmente diferente da vivida até então, ele volta pra chamar os outros pro lado de fora, pro lado da luz, da razão, mas os outros não vão.

warleyloko: Qual e a diferença entre o tipo de conhecimento dos prisioneiros que ficarão o tempo todo amarrados na caverna é o do prisioneiro que pode sair de lá ? essa a pergunta que tenho q responder me esclareça pfv
Respondido por vitoriaqueiros1
3
Eu acredito que as pessoas que estão na caverna possui um conhecimento mais vago. Um dia uma professora minha de filosofia disse que quando formavam sombras que davam para ver da caverna, as pessoas que estavam lá achavam que eram monstros, até que alguém saía da caverna e vía que eram outras pessoas, então essa pessoa fora da caverna estava vendo a verdade, é mais ou menos assim a história. Um exemplo: Quando eu era pequena e chegava a noite, eu vía uma figura estranha da janela do meu quarto, que dava para o quintal, eu chamava de bruxa, até que alguém acendeu a luz e a figura não era nada, só uma ilusão dada a escuridão da noite e uns galhos de árvore; penso que seja assim com as pessoas que estão na caverna, acreditando em ilusões, diferente das pessoas que estão fora da caverna, que veem a realidade. O filme Matrix aborda esta questão, nele, o personagem principal em dado momento precisa escolher entre duas pílulas, a pílula azul, que fará ele continuar no mudo que ele está, que é a matrix, onde a realidade é uma ilusão, e a pílula vermelha, que é uma oportunidade de descobrir o mundo de verdade, a realidade de verdade. Ele escolhe a vermelha, ou seja, ele saiu da matrix, que é como se dissesse que ele saiu da caverna, saiu da ilusão para a realidade, ele escolheu o caminho da razão, o conhecimento real do mundo, diferente da matrix, que é ilusória. O conhecimento de quem está na caverna é mais vago, alienado, algo tomado como real, mas uma ilusão, se não me engano esse é o conhecimento sensível. Fora da caverna, o mundo é real, onde é possível ver a natureza, conhecer o mundo e descobrir que as sombras são de pessoas e não monstro, se não me engano, esse é o conhecimento inteligível. Acho que é isso, espero ter ajudado. :)

Brendinhaa111: obg
vitoriaqueiros1: De nada...
Perguntas interessantes