Filosofia, perguntado por cristielysagario, 11 meses atrás

Qual é a diferença entre o mundo sensível e o mundo inteligível em Platão. Para responder use alegoria da caverna de Platão.

Soluções para a tarefa

Respondido por George9
369
Para Platão existia um mundo sensível e um mundo inteligível. O mundo sensível é o mundo em que vivemos, o mundo que percebemos através de nossos sentidos. Já o mundo inteligível seria o mundo das ideias, onde as coisas são eternas, perfeitas e imutáveis. A cadeira do mundo sensível é uma cópia imperfeita da cadeira do mundo inteligível. Por isso no mito da caverna, devemos sair da caverna como o prisioneiro fez e descobrir o verdadeiro mundo, ou seja, não aquele mundo coberto de sombras e imagens distorcidas, em essência, Platão nos convida a buscar a verdade.
Respondido por larissamagrani
6

De acordo com Platão, há dois mundos: o Mundo Sensível e o Mundo das Ideais.

Para o filósofo, o Mundo Sensível é baseado na cópia do Mundo das Ideais, onde as coisas materiais são finitas e imperfeitas. Tudo o que existe no mundo terreno é mortal e o conhecimento é atribuído no mundo por meio da reminiscência, ou seja, da relembrança da forma ao mundo inteligível.

Já o Mundo das Ideias representa um mundo perfeito e infinito. Nele, as formas são imortais e possuem a Unidade, a Beleza, o Bem, a Verdade. Não são cópias, mas sim a realidade, ao contrário do mundo terreno.

Assim, o Mundo das Sombras, representado no Mito da Caverna, designa o senso comum, a opinião (doxa), que, para Platão, deve ser transformada em conhecimento, isto é, episteme, a partir do método dialético.

Link: brainly.com.br/tarefa/25768162

Anexos:
Perguntas interessantes