Qual é a diferença entre liberalismo, marxismo e anarquismo?
Soluções para a tarefa
Há muitas diferenças entre liberalismo, marxismo e anarquismo, pois são diferentes concepções políticas e econômicas que defendem a existência de elementos bem diferentes.
Entre o liberalismo e o marxismo, por exemplo, há diferenças entre o modo como a economia deve se organizar - descentralizada para os liberais, centralizada para os marxistas - e qual é o papel do Estado - mínimo para os liberais e máximo para os marxistas.
Já entre as duas e o Anarquismo há diferenças entre o modo político - o anarquismo é contra o Estado e tanto liberais quanto marxistas reconhecem nele alguma utilidade - e como deve ser feita a participação política.
São muitas as diferenças entre os regimes econômicos:
Liberalismo:
Defende a liberdade econômica, a obediência as leis naturais, a liberdade de contrato entre as partes, a livre concorrência e o livre mercado. É contra o intervencionismo estatal, ou seja, a favor do estado mínimo.
Socialismo:
Se opõe a o liberalismo. Critica a liberdade privada e a existência de classes sociais. Defende que uma alta regulação do estado em todos os setores.
Anarquismo:
É contra qualquer forma de governo. Se opõe a qualquer tipo de hierarquia e dominação. Defende a pequena propriedade, e, ao mesmo tempo, a existência de cooperativas.