Biologia, perguntado por isadoralgnm, 1 ano atrás

Qual é a diferença entre fenetica e filogenética?

Soluções para a tarefa

Respondido por erikanascimento
4
Fenética é uma área da Biologia de metodologia de classificação por similaridade fenotípica, utilizando o máximo de características possíveis, mesmo que o processo não reflita exatamente a ancestralidade comum1 . Está intimamente Classificações filogenéticas pretendem traduzir a posição de cada organismo em relação aos seus antepassados, bem como as relações genéticas entre os diferentes organismos atuais 1 .Exemplo de árvore filogenética, a Árvore filogenética da Vida
O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Para estudar e compreender tamanha variedade (de fauna e flora), foi necessário agrupar os organismos de acordo com as suas características comuns, ou seja, classificá-los. A sede de classificar os seres vivos é partilhada por cientistas e não cientistas 2 .ligado a taxonomia numérica. Seu desenvolvimento, motivado no final da década de 50 e inicio da década de 60 pela crescente acessibilidade aos computadores e as desilusões com as tentativas de classificação filogenética, foi feito simultaneamente, através de procedimentos parecidos, por P.H.A. Sneath (que trabalhou com bactérias) e C.D. Michener e R.R. Sokal (que trabalharam com abelhas).                                                                                                            
Respondido por marigiorgiani
6

A fenética e a filogenética são sistemas classificativos.

Na fenética que cada grupo na hierarquia é determinado inteiramente por similaridade de estrutura. Muitos defensores da abordagem fenética utilizam uma taxonomia numérica para organizar as suas hierarquias. Considerando um número suficiente de características, esperam chegar a um grau médio de semelhança ou de diferença entre espécies.

Na filogenética os agrupamentos baseiam-se no padrão da sua história evolutiva. Os taxonomistas utilizam cada vez mais o sistema filogenético denominado cladística. Se uma espécie tem uma história fóssil pormenorizada, a sua história cladística - uma espécie de árvore genealógica - é estabelecida com precisão. Sem a vantagem dos fósseis, os taxonomistas têm de utilizar meios mais indiretos, como seja o conceito de características primitivas e derivadas. As características de uma espécie alteram-se ao longo do tempo através de uma sequência de mutações e da seleção.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18208733

Anexos:
Perguntas interessantes