Qual é a diferença entre epistasia recessiva e epistasia dominante? O que é o gene hipostático?
espero ter algum retorno. :)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A epistasia (do grego epi: sobre e stasia: inibição) pode ser definida como um processo em que um gene mascara ou interrompe a ação de outro gene não alelo. Isso quer dizer que um gene terá ação inibitória sobre outro gene, sendo um caso, portanto, de interação gênica.
O gene que exerce a ação inibitória é chamado de gene epistático, e o gene que sofre a inibição é o hipostático. Quando o gene epistático atua em dose simples e já é capaz de causar a inibição de outro gene, dizemos que a epistasia é dominante. Algumas vezes, no entanto, para garantir a inibição de um gene, o gene epistático deve aparecer em dose dupla, o que configura a epistasia recessiva.
Explicação:
→ Exemplo de epistasia recessiva
A epistasia recessiva pode ser observada, por exemplo, na coloração do pelo de labradores (veja figura no início do texto). Esses animais podem apresentar coloração preta, marrom ou dourada, o que é determinado por dois genes: o “b” e o “e”. O alelo B determina a cor preta, o alelo b determina a cor marrom e os alelos ee determinam a cor dourada.
→ Exemplo de epistasia dominante
Um exemplo que podemos citar de epistasia dominante ocorre na plumagem em galinhas. O alelo C determina plumagem colorida e o alelo c determina plumagem branca. O alelo I, no entanto, é epistático e, se ocorrer no indivíduo, impedirá o desenvolvimento de plumagem colorida.
Espero ter ajudado!