História, perguntado por lucas8327, 1 ano atrás

qual é a diferença entre doutrina luterana e catolicismo

Soluções para a tarefa

Respondido por ramboluisfilipe
0

Luterana: Líder: Martin Lutero Local :Alemanha  Apoio: Rei + população, orei queria para ficar acima do clero(Igreja) e população pois a igreja estava mentindo para a população   Doutrina de Salvação : Para ir ao ceú, basta ser bom

Doutrina de salvação do catolicismo : todos os seus pegados vão desaparecer se vc pagar a indulgências

Respondido por Mariamachado63
0

1. A autoridade das Escrituras.  

Os luteranos crêem que somente a Escritura tem autoridade para determinar a doutrina. A Igreja Católica Romana dá essa autoridade também ao Papa, à Igreja, e a certas tradições da igreja.  

2. A doutrina da justificação.  

Os luteranos crêem que uma pessoa é salva pela graça de Deus somente através da fé em Cristo. A Igreja Católica Romana, embora às vezes use uma linguagem parecida, oficialmente ainda sustenta que a fé, a fim de salvar, deve ser acompanhada por alguma "obra"ou "amor" activo dentro de um cristão.  

3. A autoridade do papa.  

Ao contrário da Igreja Católica Romana, os luteranos não acreditam que o ofício do papado, como tal, tenha qualquer autoridade divina, ou que os cristãos precisem de se submeter à autoridade do Papa como "verdadeiros" membros da igreja visível.  

4. As diferenças continuam sobre o número e a natureza dos sacramentos.  

Os luteranos acreditam que o corpo e o sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes na Ceia do Senhor, mas eles não acreditam, como crêem os católicos, que o pão e o vinho, são permanentemente "transformados em" corpo e sangue de Cristo [transubstanciação].  

5. As diferenças continuam sobre o papel da Virgem Maria e dos santos.  

Ao contrário de católicos, os luteranos não acreditam que seja bom ou bíblico oferecer orações a santos ou considerar a Virgem Maria como um "mediador" entre Deus e os seres humanos.  

Enquanto os luteranos acreditam que qualquer erro doutrinário tem o potencial de distorcer ou negar o ensino da Escritura a respeito da salvação, também acreditamos que alguém (independentemente da sua filiação denominacional) que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como Salvador será salvo.

Perguntas interessantes