Qual é a diferença entre as
concepções de Heráclito e as de Parmênides em relação à questão do ser e do devir?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Parmênides defende a ideia da imutabilidade. Ou seja, a mudança é uma ilusão dos sentidos, acreditando que há uma essência infinita, eterna e estática para tudo, e que essa essência seria justamente o próprio ser. Para Parmênides, não há mudança e o movimento é apenas um erro de nossa percepção. Desse modo, ele conclui que não houve um momento de criação do Universo, mas sim que ele sempre existiu.
“O ser é e não pode não ser”.
Heráclito, por sua vez, optou por especular sobre um elemento em específico, o fogo. Essa escolha se deu pois algo nesse elemento lhe chamou a atenção, a sua capacidade de movimentar, agitar e transformar as coisas. Segundo esse pensador, o mundo e a natureza nunca foi ou há de ser estático. Todas as coisas mudam o tempo todo, o movimento constante é a principal característica do Universo. Tudo se move, tudo muda, por exemplo, uma mesma pessoa não pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois tanto ela quanto o rio já não são mais os mesmos no instante seguinte, ou seja, a cada segundo o ser e a natureza muda, sendo um momento único e divergente um do outro.
“Nada é permanente, exceto a mudança”.
Espero que possa ajudar! Bons Estudos!
Heráclito, ao contrário de Parmênides, atribui ao fogo o elemento da natureza que origina tudo. Para ele, tudo é movimento, pois nada se encontra fixo no mundo.
Segundo o pré-socrático, tanto o homem como a natureza encontram-se em constante mutação e mudança. Assim, o mesmo objeto pode se modificar em segundos.
Sua famosa frase "Não se pode pisar duas vezes em um determinado rio, porque nem o homem e nem o rio são mais os mesmos" representa que nada é imutável ou absoluto.
Saiba mais sobre Heráclito em: brainly.com.br/tarefa/20558510