Qual é a diferença entre Agostinho e Platão em relação ao que se entende pelo conhecimento como reminiscência?
Soluções para a tarefa
Resposta: A diferença está no fato de Platão usar da razão para se chegar a verdade última, utilizando de pensamento crítico e lógica, ao contrário de Agostinho que usa como ferramenta a fé, como ponte de ligação para o conhecimento metafísico.
Explicação:
Para Santo Agostinho, fé e razão são complementares. A fé não substitui e nem elimina a razão ou a inteligência. A fé, pelo contrário, estimula e ilumina a razão para compreender as verdades que vem do Mestre Interior, por iluminação divina.
A razão, por sua vez, fortalece a fé, uma vez que esta é superior àquela.
Santo Agostinho, baseado na teoria da reminiscência de Platão, que defendia que o conhecimento é uma recordação do que alma já contemplou no mundo inteligível,
formulou a teoria da iluminação divina. Esta, por sua vez, defende que Deus é uma espécie de luz que ilumina a mente humana no processo de conhecimento, sendo o Mestre Interior quem permite aos homens captar as ideias. Assim, diferentemente de Platão, que acredita na existência de reencarnação, Agostinho formula a teoria da iluminação divina a partir da ideia de ressurreição.
A diferença está no fato de que Platão utiliza da razão para se chegar a verdade última, utilizando de pensamento crítico e lógica, ao contrário de Agostinho que usa como ferramenta a fé, como ponte de ligação para o conhecimento metafísico.
Santo Agostinho é sua fé:
Para Santo Agostinho, fé e razão são complementares. A fé não substitui e nem elimina a razão ou a inteligência. A fé, pelo contrário, estimula e ilumina a razão para compreender as verdades que vem do Mestre Interior, por iluminação divina. A razão, por sua vez, fortalece a fé, uma vez que esta é superior àquela.
Santo Agostinho, baseado na teoria da reminiscência de Platão, que defendia que o conhecimento é uma recordação do que alma já contemplou no mundo inteligível, formulou a teoria da iluminação divina.
Esta, por sua vez, defende que Deus é uma espécie de luz que ilumina a mente humana no processo de conhecimento, sendo o Mestre Interior quem permite aos homens captar as ideias.
Assim, diferentemente de Platão, que acredita na existência de reencarnação, Agostinho formula a teoria da iluminação divina a partir da ideia de ressurreição.
Para saber mais sobre a Teoria da Reminiscência: https://brainly.com.br/tarefa/1884632
#SPJ2