História, perguntado por vermieiro, 6 meses atrás

Qual é a diferença entre a escravidão antiga e a escravidão medieval.​

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizfirmino769
0

A principal diferença entre a instituição da escravidão na Antiguidade e na Idade Moderna foi o caráter mercantil do escravo, além de formas de tratamento e a questão racial.

Durante a Idade Antiga os escravos eram, como diz o próprio Aristóteles, concebidos como seres humanos dotados de uma natureza fraca, e a condição de escravo era transmitida de pais para filhos e fundava uma classe social, subalterna, que tinha uma série de deveres, mas também alguns direitos, sendo em geral ligadas por tradição a família dos escravos e incomum a venda de escravos, geralmente adquiridos por meio da conquista militar.

Já na Idade Moderna passaram a ser vistos como objetos, que poderiam ser vendidos ou trocados, não tinham qualquer direito específico e nem constituíam, na prática, uma parte da sociedade, sendo visto quase como que animais, que existiam à margem.

Respondido por Sayomin
0

Resposta:

Na escravidão antiga, a assinatura da lei Áurea, em 13 de maio de 1888, decretou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sob outra, porém o trabalho semelhante ao escravo se manteve de outra maneira. A forma mais encontrada no país é a da servidão, ou ‘peonagem’, por dívida. Nela, a pessoa empenha sua própria capacidade de trabalho ou a de pessoas sob sua responsabilidade (esposa, filhos, pais) para saldar uma conta. E isso acontece sem que o valor do serviço executado seja aplicado no abatimento da conta de forma razoável ou que a duração e a natureza do serviço estejam claramente definidas.

Já na escravidão média, eles eram feitos de objetos, era vendidos ou trocados por outras coisas, assim dando vantagens as pessoas que os vendiam, em troca recebiam alimentos e muito dinheiro. Ou seja, eles eram vistos como animais.

Imagens sobre o Tema:

Anexos:
Perguntas interessantes