História, perguntado por giovanareisdjp8skwe, 1 ano atrás

Qual é a diferença do período do Neolítico e o paleolítico?? Por favor me ajudem tenho uma prova disso amanhã!!!

tenho 11 anos

Soluções para a tarefa

Respondido por lucicarolina27p86axi
1
A diferença mais importante entre o paleolítico e o neolítico se refere à agricultura e a pecuária, especialmente na região do oriente médio (em razão dos animais e das plantas de fácil domesticação e de ótimo rendimento que lá haviam) que a pré-história divide o antes e depois disso acontecer. Há, assim, a classificação da pré-história em paleolítico e neolítico.

Durante o paleolítico, os grupos humanos eram bastante semelhantes ao caçadores-coletores que havia até algumas centenas de anos em algumas partes do mundo (como a Oceania, a América, e África).

As pessoas viviam em grupos de dezenas até algumas poucas centenas de indivíduos, dependendo da caça (geralmente, efetuada pelos homens) e da coleta de produtos vegetais (normalmente, realizada pelas mulheres). Obviamente, com o tempo, o número de animais de uma região diminuía em virtude dos indivíduos abatidos e dos que fugiam, bem como o número de produtos coletados já não eram mais o mesmo, tornando o local menos produtivo para sustentar a vida desses grupos. Quando isso acontecia, eles mudavam para outras áreas, de modo a, assim, obter mais sucesso com a caça e a coleta. Por isso eles eram nômades.

Já no neolítico, a situação mudou bastante. No Oriente Médio,  havia diversas espécies de plantas que eram extremamente interessantes em termos de domesticação, devido à rapidez da produção, condições de armazenamento da semente, dentre outras características importantes para os humanos. Elas nasciam tão logo havia água, crescendo rapidamente e produzindo logo. Entre elas, o trigo. Com as observações, era armazenar as sementes de trigo em estruturas de barro, nos quais a água e a umidade não entrava, permitindo a manutenção de uma reserva de alimento durante o ano todo, aproveitando-se os períodos mais favoráveis para o plantio. Com isso, era possível garantir alimentos por muito tempo, além de alimentar um maior número de pessoas, sem a necessidade de se mudar para outros locais, criando o sedentarismo a partir da agricultura de espécies de plantas domesticadas, bem como o início da pecuária, com a criação de animais sociais, como cabras, bois, porcos, dentre outros.

Assim, as semelhanças consistem em que o ser humano ainda vivia em grupos, ainda não havia escrita, bem como as tecnologias eram bastante rudimentares.
Respondido por giuliamoraes23
1
Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios de pedra pelo homem (cerca de 2 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10 mil a.C.).

No Paleolítico, os homens eram essencialmente caçadores e coletores, apresentando uma economia de subsistência, tendo que se deslocar constantemente (nômades).

Este grande período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (até há 300 mil anos atrás) e Paleolítico Superior (até 10 mil a.C.). (Na Europa e em locais onde houve glaciações, entre o Paleolítico e o Neolítico intercala-se o chamado Mesolítico.) O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena do período geológico Neogeno. Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o Inferior e o Superior.

O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Antes do Paleolítico houve um período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico.

O Paleolítico é o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou sílex.

O Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida), é o período da Pré-História compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C. Durante este período surge a agricultura, e a fixação inerente ao cultivo da terra provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias) e o desenvolvimento da vida em sociedade, também o surgimento de brigas entre os povos, assim como o regresso cultural e o aumento da população produtora de sebo suíno.


Espero ter ajudado!

Boa sorte na prova!
Perguntas interessantes