Geografia, perguntado por wesleygabrieljwn08, 1 ano atrás

Qual é a diferença da escravização indígena e africana?2. Quanto tempo durou a

escravidão no Brasil? 3. Quais foram as colaborações dadas na época pelos escravos para

o desenvolvimento das cidades e da economia?4. Enumere 5 pontos que chamaram a sua

atenção com relação a exploração e a escravidão no Brasil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiaparcero
3

1. Os indígenas, como mencionado, foram o primeiro grupo a ser escravizado em nosso país, quando ainda colônia. Aos poucos, essa mão de obra foi sendo gradativamente substituída pela dos escravos africanos

A substituição da mão de obra dos indígenas pela dos africanos foi uma tendência que aconteceu em toda a América.

A migração para a mão de obra escrava de africanos deu-se com o crescimento de um comércio que atravessou séculos: o tráfico negreiro.

2. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma,na economia os escravos foram a principal mão de obra nos engenhos e o tráfico dos mesmos nos navios negreiros.

3. 1-A escravidão no Brasil, mas não só aqui, mostrou-se uma instituição perversa e cruel, e as suas consequências ainda são sentidas atualmente fazendo com que houvesse a normalização desses preconceitos

2-Os indígenas foram a principal mão de obra dos portugueses até meados do século XVII, quando, de fato, os escravos africanos começaram a tornar-se a maioria desse tipo de trabalhador no Brasil.

3-O trabalho dos africanos, concentrado na economia açucareira, era duríssimo e pautado na violência. A jornada de trabalho poderia estender-se por até 20 horas de trabalho diário

4-Nas moendas, era comum que os escravos perdessem suas mãos ou braços, e nas fornalhas e caldeiras, eram comuns as queimaduras. Nessa última etapa, o trabalho era tão pesado que os escravos utilizados nela, geralmente, eram os mais rebeldes.

5-O Brasil acabou sendo o último país das Américas a abolir a escravidão, e isso aconteceu por meio da Lei Áurea, que foi aprovada pelo Senado e assinada pela regente do Brasil, a princesa Isabel.

Perguntas interessantes