qual é a condição do imigrante e refugiado na cidade de são paulo?
Soluções para a tarefa
O número de mulheres imigrantes e refugiadas em condições semelhantes à escravidão na cidade de São Paulo vem aumentando. Uma pesquisa lançada no mês de fevereiro pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) aponta que, das 18 trabalhadoras domésticas estrangeiras entrevistadas, todas eram submetidas a condições precárias no ambiente de trabalho.
Mulheres de sete nacionalidades diferentes, com destaque para as haitianas, participaram do estudo. A maioria das entrevistadas é adulta, solteira, com estadia recente no Brasil e trabalhava em casas de família por meio de contrato informal, sem carteira de trabalho assinada.
A procuradora do trabalho Sofia Vilela destaca que os direitos trabalhistas vigentes no Brasil também valem para as mulheres imigrantes. Ela ressalta que o Ministério Público tem dificuldades de descobrir e investigar esses casos, porque há necessidade de uma denúncia prévia, que muitas vezes não acontece pelo receio dessas mulheres de ficarem desempregadas