Biologia, perguntado por TurboCraft, 1 ano atrás

qual é a condição da mulher no momento da ovulação em termos de quantidades dos diferentes hormônios: FSH, LH, estrógeno e progesterona?

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
62
Ao nascer a mulher possui em cada ovário cerca de 1 milhão de folículos primários, mas com o crescimento e desenvolvimento do sistema reprodutor, boa parte é degradada e na puberdade esse número é reduzido para cerca de 400.000 folículos em cada ovário.

Iniciada a fase da puberdade a mulher começa a produzir seus principais hormônios reprodutores: o Estrógeno, responsável pelo crescimento das mamas, alargamento do quadris e também pelo impulso sexual, e  a Progesterona, que prepara o útero para receber o óvulo fecundado. Junto com essa fase vem a menstruação.

A menstruação pode ser dividida em três fases

1 - Fase folicular: O Hormônio FSH estimula o crescimento dos folículos e a produção do estrógeno, preparando o útero para ovulação. Com o tempo a produção de estrógeno atinge um tal nível no sangue que começa a estimular a intensa produção de LS e FSH, que ajudarão a induzir a ovulação aproximadamente 14 dias após o término do ciclo menstrual.

2 - Fase Secretória: É onde o hormônio LH estimula o folículo a formar o Corpo Lúteo, que será responsável pela produção de estrógeno e progesterona.

3 - Fase menstrual: Ocorre quando o óvulo não é fecundado. Isso faz com que o corpo Lúteo se desfaça e cesse a produção do estrogênio e da progesterona. Essa redução acaba por provocar a descamação do útero e a produção de FSH, que reinicia o ciclo.




Perguntas interessantes