Qual é a concepção de criança adotada no Currículo em Ação?
a.
A criança é um sujeito histórico e de direitos, que vivencia, deseja, brinca, aprende, narra, questiona e constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio das interações e das práticas cotidianas sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
b.
A criança é resultado de um processo de desenvolvimento da sua inteireza que acontece exclusivamente na creche, pois só a partir dos 4 anos de idade ela adquire seus direitos como sujeito social.
c.
A criança é um sujeito de direitos, histórico e curioso, que aprende e se desenvolve independentemente de estímulos e interações sociais.
d.
A criança é uma etapa da formação humana que requer cuidados higiênicos e assistenciais dos adultos, garantindo-lhe o atendimento das condições físicas em detrimento das dimensões sociais, culturais, cognitivas e históricas.
e.
A criança é um sujeito de direitos que interage e adquire consciência do seu papel no mundo quando tem plenamente desenvolvidas suas capacidades físicas e emocionais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a.
A criança é um sujeito histórico e de direitos, que vivencia, deseja, brinca, aprende, narra, questiona e constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio das interações e das práticas cotidianas sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Explicação:
O Currículo em Ação reitera a criança apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2017) concebida como sujeito potente que aprende e se desenvolve nas relações sociais vivenciadas cotidianamente e pelas brincadeiras que lhe oportunizam construir sua identidade, brincar e imaginar, fantasiar e aprender, observar e experimentar, narrar e produzir sentidos sobre o mundo físico e social. Vale ressaltar, contudo, que esse processo exige dos profissionais da infância e da estrutura institucional acolhimento e condições apropriadas para garantir as aprendizagens significativas e seu máximo desenvolvimento por meio da intencionalidade educativa.
No currículo em ação a concepção de criança adotada é de que se trata de um sujeito histórico e de direitos, cheio de desejos e vontades, e que questiona e constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio das interações e das práticas cotidianas. Alternativa A.
O conceito de criança já foi reformulado inúmeras vezes na história da humanidade, pois a princípio se acreditava que se tratava de uma miniatura de adulto, algo que muito prejudicou o desenvolvimento infantil, pois então as crianças trabalhavam, casavam e viviam vida de adultos, sendo desrespeitadas em sua singularidade de ser especial.
Os estudos médicos, fisiológicos e psicológicos apenas reforçaram tal realidade de fase especial da vida, e as crianças passavam então a ter atenção dedicada para se desenvolver dignamente e em plenitude, assim como o pressuposto da assertiva aponta.
Mais sobre infância: https://brainly.com.br/tarefa/24167128