Qual e a avaliação que john locke fez da analogia de thomas hobbes entre o poder do magistrado soberano e o poder de um pai?
Soluções para a tarefa
Thomas Hobbes afirmava que o homem era livre, mas que essa liberdade poderia ser prejudicial ao conviver em sociedade, para isso a sociedade deveria fazer um contrato social.
John Locke não tinha o mesmo pensamento de Hobbes sobre algumas ideologias. Quando Hobbes disse que um monarca conseguia sustentar seu reino por meio da força natural, que é semelhante a um homem que submete seus filhos e os filhos deste a seu governo, Locke discordara dessa concepção.
Para Locke o poder do magistrado difere-se do poder de um pai de família. Mesmo discordando de alguns pontos, Locke concordava com algumas ideias de Hobbes, como, por exemplo, o conceito de direito natural do homem.
Locke discordava da teoria de Hobbes, que entendia que o poder de um soberano deva ser identico ao de um pai ou de um mestre sobre seu filho ou servo.
Na perspectiva de John Locke, o papel do soberano é manter o funcionamento do contrato social, para que disputas de poder que possam vir a desestabilizar a sociedade, possam ser logo contidas.
Todavia, não é através da força do Estado que o filósofo propunha as soluções. Para ele, a livre associação entre diferentes indivíduos era a chave para uma sociedade saudável e funcional e, por isso, não entendia o soberano como um pai, mas como o que ele era: o protetor do Estado de direito.
Na imagem, Hobbes, Locke e Rousseau.
Mais sobre Locke: https://brainly.com.br/tarefa/18208942
Mais sobre Hobbes: https://brainly.com.br/tarefa/18806436